• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 19:49:50 -03

    Após morte de criança, 12 ônibus são queimados em Magé (RJ)

    DE SÃO PAULO
    DO RIO

    03/04/2016 03h06

    Pelo menos 12 ônibus foram incendiados durante um protesto realizado na noite deste sábado (2) no município de Magé, na Baixada Fluminense.

    A ação ocorreu após a morte de uma criança, vítima de bala perdida, durante uma operação da PM. Outras três pessoas também ficaram feridas.

    De acordo com informações do 34º BPM (Magé), militares realizavam patrulhamento na rua dos Operários, no bairro Mundo Novo, quando se depararam com criminosos vendendo drogas no local. Durante a abordagem, os suspeitos reagiram e houve uma intensa troca de tiros.

    Ainda segundo os militares, quando estavam saindo do local foram informados por populares que uma criança havia sido ferida.

    Já segundo a versão de moradores, Matheus Santos Moraes, 5, estava brincando na porta de casa quando foi baleado. Eles afirmam que não havia troca de tiros no momento em que a criança foi baleada e que os PMs teriam entrado na comunidade atirando. O jovem foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

    A Divisão de Homicídios da Polícia Civil foi acionada e ficará responsável pelas investigações do caso.

    José Lucena/Futura Press/Folhapress
    Ônibus foram incendiados no Rio em protesto contra a morte do menino Matheus Santos Moraes, 5.
    Ônibus foram incendiados no Rio em protesto contra a morte do menino Matheus Santos Moraes, 5.

    Segundo o delegado Giniton Lages, titular da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, os PMs envolvidos na ação apresentaram-se diretamente ao batalhão logo após o ocorrido e somente depois de terem sidos ouvidos em um inquérito policial militar apresentaram a ocorrência à DHBF.

    Isso, de acordo com o delegado, acabou prejudicando as investigações e possibilitando que vestígios importantes fossem perdidos em razão da comunicação tardia.

    Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil para apurar as circunstâncias do fato. Diligências estão sendo realizadas por policiais da DHBF, que buscam identificar a origem do disparo que matou o menino.

    Os PMs também já foram ouvidos e tiveram suas armas apreendidas. Será realizada uma simulação dos fatos visando confrontar as versões apresentadas pelos militares e pelas testemunhas, em data não divulgada.

    PROTESTOS

    Após morte de Matheus, populares iniciaram uma manifestação pelas ruas do centro de Magé. Pelo menos 12 ônibus foram incendiados.

    A chama de alguns ônibus chegou a atingir a rede elétrica da região, deixando parte da cidade sem energia.

    Ainda durante o protesto, lojas da região foram arrombadas e saqueadas. Uma agência bancária foi depredada. A Polícia Militar informou que reforçou o policiamento na região para evitar novos tumultos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024