• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 14:37:07 -03

    Carro-bomba é encontrado perto da Assembleia do Ceará

    ISABEL FILGUEIRAS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FORTALEZA

    05/04/2016 19h06

    Kleber A.Gonçalvez/Diario do Nordeste
    FORTALEZA, CE, 05.04.2016, BRASIL Treze quilos de dinamite foram recolhidos de um carro, um Up (Volkswagen), estacionado ao lado da Assembleia Legislativa, na madrugada desta terça-feira a Policiais do esquadrao antibomba do Grupo de Acoes Taticas Especiais (Gate) e da Policia Militar tiveram que bloquear a avenida Desembargador Moreira, entre a Pontes Vieira e a Tomás Acioli.Foto Kleber A.Gonçalvez / Diario do Nordeste ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Policiais do esquadrão antibomba do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) bloquearam avenida

    Um carro-bomba com capacidade para atingir alvos a 50 metros de distância foi encontrado na noite desta segunda-feira (4) na rua da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. A polícia descobriu o veículo após uma denúncia e demorou cerca de cinco horas para desmontar o artefato. Ninguém ficou ferido.

    Na tarde de segunda, a página "Polícia Civil do Ceará em Ação" recebeu uma mensagem de um perfil falso com ameaças de explosões de prédios públicos. O texto estava endereçado a "deputados e governantes" do Estado e exigia que uma lei que determina o bloqueio de sinal de celular em presídios fosse vetada.

    "Não queremos saber o que o Sr. Governador irá fazer pra vetar essa lei que o senhor e seus amigos parlamentares fizeram. Mas o senhor dê um jeito de vetar o mais rápido possível, pois caso contrário iremos tomar atitudes drásticas, o crime está muito bem preparado para uma guerra contra o seu governo", dizia o texto, que circulou nas redes sociais.

    Sob o nome de Jairo Bernardino, o dono do perfil ameaçou plantar bombas em prédios públicos e afirmou que já havia dez artefatos prontos para serem explodidos. A mensagem trazia ainda foto do carro e sua localização.

    Horas mais tarde, uma ligação anônima levou a Polícia Militar a encontrar uma bomba com 48 bananas de dinamite e 13,3 quilos de explosivos dentro de um carro estacionado em uma vaga para táxi na rua Francisco Holanda.

    Bia Medeiros -04.fev.2016/Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
    Fachada do departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia do Ceará
    Fachada do departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia do Ceará

    De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social, a denúncia telefônica foi recebida por volta das 22h30. Fontes da polícia informam que foram necessárias cinco horas para desarmar a bomba, com uso de robô e técnicas manuais. O artefato estava em um veículo Volkswagen UP cinza, que havia sido roubado no dia anterior, domingo (3). O esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) conduziu a ação.

    "Os explosivos foram conduzidos para o paiol do Gate, onde serão submetidos à fiscalização do Exército Brasileiro", informou a secretaria, em nota. Segundo técnicos que pediram anonimato, a bomba não causaria grandes danos ao prédio, já que estava do lado de fora, mas poderia atingir pessoas a um raio de 50 metros.

    A lei que determina o bloqueio de sinais de celular em presídios começou a tramitar na Assembleia Legislativa em fevereiro e foi aprovada no dia 10 de março. Agora, o texto passa por regulamentação na Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, para que possa seguir para sanção ou veto do governador Camilo Santana (PT).

    AMEAÇAS

    A secretaria informou que ainda investiga todo o material e não descarta nenhuma possibilidade.

    Os administradores da página "Polícia Civil do Ceará em Ação" se disseram surpresos com a mensagem. "Foi com um misto de surpresa e assombro que vimos no 'mural' da fanpage Polícia Civil do Ceará em Ação, uma postagem de um perfil fake [falso] chamado Jairo Bernardino, onde o mesmo destilou ameaças às forças de segurança do Estado", escreveram.

    No final do texto, os supostos bandidos afirmaram que a primeira bomba era somente "um aviso" e que sabiam que o governador era um homem "inteligente" que iria vetar a lei.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024