• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 12:24:59 -03

    Bingo atrai vizinhos e sorteia perfume e maquiagem em viela de Pirituba

    ANDERSON MENESES
    VAGNER DE ALENCAR
    DA AGÊNCIA MURAL

    06/04/2016 08h28

    Anderson Meneses/Agência Mural/Folhapress
    Moradores fazem bingo em viela de Pirituba, na zona norte de SP
    Moradores fazem bingo em viela de Pirituba, na zona norte de São Paulo

    Cerveja, salgadinhos, café e bolo dividem o espaço com produtos de beleza de marcas populares, dessas que são vendidas por consultoras que usam revistinhas como propaganda. Vai começar o bingo na viela.

    Mulheres entre 18 e 60 anos compõem a maior parte das 30 pessoas que se reúne todas as semanas não para vender ou comprar, mas para jogar o bingo.

    Nada de grandes quantias, eletrodomésticos ou carros como prêmio. O bingo em uma viela de Pirituba, zona oeste de São Paulo, sorteia perfumes, maquiagem, sabonetes e até tupperware.

    Às vezes, o jogo reúne menos gente e acontece dentro da casa de algum morador.

    (Clique aqui para conhecer a Agência Mural, feita por correspondentes comunitários)

    Na viela, o vaivém dos moradores em nada atrapalha as partidas. Ao contrário: há quem pare por ali para arriscar a sorte nas bolinhas.

    Vendedora de produtos de beleza de longa data, Edna Siqueira, 48, não se lembra há quanto tempo organiza bingos desse tipo.

    Bingo na viela

    "Se as pessoas querem, acontece todo fim de semana, especialmente nos dias de pagamento. Combinamos o dia, marcamos o horário e jogamos", conta.

    Para que o bingo aconteça, Edna conta que é preciso arrecadar, no mínimo, R$ 500.

    "Quando faço na casa da pessoa, que fica responsável por ceder o espaço e chamar os convidados, dou 20% no valor dos produtos. Ela também pode jogar de graça", diz a vendedora.

    RENDA EXTRA

    Cada cartela do bingo custa R$ 2. Ao comprar duas, a terceira é de graça.

    Há duas modalidades de partidas. Na primeira, com os produtos mais baratos, como sabonetes, os jogadores precisam completar uma linha de números vertical, horizontal ou transversal.

    Já para ganhar os mais caros, como perfumes, é necessário preencher a cartela toda. A brincadeira dura cerca de duas horas.

    "Nós que trabalhamos com esses produtos ficamos com muitos deles estocados. O bingo é uma forma de incentivar a brincadeira e também ganhar um dinheiro", complementa Edna.

    "Bingueira" assídua, a dona de casa Maria Zélia Barros, 47, moradora do bairro há mais de duas décadas, diz que joga só por "sacanagem".

    "Eu adoro bingo. A gente chama um, chama outro. Meu guarda roupa está lotado de produtos. O importante mesmo é a gente se divertir", diz.

    E se engana quem acha que esse é um programa só para mulheres. Cícero dos Santos, 33, geralmente vai com a mulher. "Aqui sempre teve o bingo. Eu gosto bastante. É uma maneira de a gente se reunir e brincar", afirma.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024