• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 12:40:42 -03

    Famílias sem-teto invadem terreno na zona sul de São Paulo na madrugada

    CRISTINA CAMARGO
    COLABORAÇÃO COM A FOLHA

    09/04/2016 01h26

    O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) invadiu no início da madrugada deste sábado (9) um terreno na região sul de São Paulo, entre o bairro do Capão Redondo e a cidade de Itapecerica da Serra. O terreno fica no bairro Valo Velho, ao lado da escola estadual Gertrudes Eder.

    Setecentas famílias (cerca de 1.200 pessoas, entre adultos e crianças) entraram no terreno e instalaram barracas. Todas as famílias são moradoras da região –Capão Redondo, Jardim Ângela e Itapecerica. "Em sua maioria são famílias que foram ou estão sendo despejadas por não conseguirem pagar aluguel, diante do aumento do desemprego", diz nota divulgada pelo MTST.

    Segundo os invasores, o terreno está abandonado há vários anos e já havia sido invadido em 2007.

    "Com a ocupação, o MTST pretende fortalecer a luta por moradia digna e garantir mais recursos para políticas de habitação no país", completa a nota divulgada à imprensa e nas redes sociais.

    Durante a invasão, o líder do MTST, Guilherme Boulos, colunista da Folha, fez um rápido discurso enquanto as famílias montavam as barracas.

    "A nossa melhor resposta para essa elite sem vergonha desse país é fazer novas ocupações de terra como a de hoje", disse. "Enquanto ameaçam, tentam nos intimidar, vamos responder colocando lona preta em cada terreno vazio dessa cidade".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024