• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 19:27:23 -03

    Para fugir de filas na vacinação, idosos madrugam em posto de saúde

    MARTHA ALVES
    DE SÃO PAULO

    12/04/2016 06h49

    Para evitar filas nesta terça-feira (12) no segundo dia da campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe H1N1, idosos começaram a chegar por volta das 5h à AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Doutor Humberto Pascale, na Barra Funda, na zona oeste de SP.

    Por volta das 6h, ao menos 11 idosos já formavam uma fila do lado de fora do posto na rua Vitorino Carmilo, esperando o início da vacinação, por volta das 7h.

    Com uma pasta com os documentos e a carteirinha de vacinação, o aposentado José Filler, 83, que mora no bairro de Santa Cecília, foi o primeiro a chegar ao posto, por volta das 5h. "Cheguei primeiro porque tenho que fazer coisas da vida, ir ao banco, cortar as unhas no podólogo", disse, bem humorado.

    Filler pensava que a vacinação começaria apenas no dia 30, mas familiares viram a mudança de data e aconselharam ele a chegar no local ainda de madrugada. "Eles falaram José vai lá cedo porque vai ser uma fila grande", explicou.

    O aposentado Marcílio Francisco de Araújo, 64, que mora na região da República, chegou 15 minutos depois de Filler no posto. Segundo da fila, ele disse que toma a vacina todos os anos e, mesmo quando pega gripe, é "bem fraquinha".

    Ir ao posto de saúde na madrugada no segundo dia foi uma orientação da mulher para evitar a lotação. "Sei que esta fila vai crescer que é uma beleza", disse Araújo, rindo, enquanto chegavam mais duas idosas.

    O comerciante Mário Almeida Cardoso, 78, que tem um comércio e mora no bairro de Santa Cecília, chegou ao local por volta das 5h30, também para não precisar esperar muito tempo. "Tenho uma oficina de persianas e muita coisa para fazer", falou.

    H1N1

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024