• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 10:17:15 -03

    Luiz Carlos Ribeiro (1947-2016)

    Mortes: Um corintiano fanático em defesa da várzea

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    30/04/2016 00h00

    Luiz Carlos Ribeiro nasceu em 1º de setembro de 1947, em uma casa pequena de Barueri, na Grande São Paulo. As ruas do bairro eram de terra e as poucas casas, cercadas de mato. Não havia luz.

    O nome Luiz Carlos era comum na época –talvez por conta do senador Luís Carlos Prestes–, mas foi dado ao bebê em homenagem a um vizinho. Outro Luiz Carlos, que costumava levar pão e café a mãe e ao irmão da criança.

    A comida era escassa na casa da família. Principalmente, quando o patriarca sumia por dias devido ao alcoolismo. Mas o novo nascimento mudou essa rotina e o próprio pai decidiu parar de beber. Nem uma gota mais.

    Pequeno, Luiz Carlos não gostava de estudar, mas lia, lia muito. Devorou a coleção Clube do Livro –presente de uma tia. Eça de Queiroz, Honoré de Balzac, Liev Tolstoi.

    Deixou a escola aos 12 anos e foi trabalhar como office-boy, mas sonhava jogar futebol. Para onde a família ia, entrava para a várzea –Barra Funda Futebol Clube, Alviverde, Dragões da Casa Verde.

    Corintiano roxo, lembrava sempre que fazia aniversário no mesmo dia que o clube.

    Após o serviço militar, trabalhou 20 anos como taxista, depois mais 15 na loja do pai. Parou de trabalhar em 1996, após ter o primeiro AVC.

    Mas continuava otimista, alegre. Chegou a entrar para um movimento para manter os campos de várzea do Campo de Marte, na zona norte.

    Em seu último fim de semana, conheceu o Itaquerão.

    Morreu dia 26, aos 68 anos, após um infarto. Deixa mulher, quatro filhos, cinco irmãos, 13 sobrinhos, dois netos, sete sobrinhos-netos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -


    Veja os anúncios de mortes


    Veja os anúncios de missas

    -

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024