• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 09:33:04 -03

    Faltam médicos em postos de saúde de instituto parceiro da gestão Haddad

    DO "AGORA"

    03/05/2016 02h00

    Faltam médicos em três unidades de saúde da gestão Fernando Haddad (PT) que foram assumidas pelo Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde). Os postos ficam no centro e na zona norte de São Paulo.

    A OS (organização social) é a nova responsável por unidades antes administradas pela Santa Casa, como o pronto-socorro Lauro Ribas Braga (Santana) e as UBSs Jardim Joamar (Tremembé) e Parque Edu Chaves (Jaçanã).

    William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress
    Prefeito Fernando Haddad e o secretário de Saúde Alexandre Padilha participam de campanha contra o mosquito Aedes na zona leste de SP
    Fernando Haddad e o secretário de Saúde Alexandre Padilha, em campanha contra o Aedes aegypti

    Nesta segunda (2), somente uma ginecologista atendia, na UBS Jardim Joamar. Uma grávida de quatro meses e meio de gestação, que não quis se identificar, conta que, há dois meses, perdeu uma consulta agendada por falta de ginecologista. "Estou há duas horas e meia esperando para ver se hoje consigo encaixe", relata.

    Também há dificuldade em pediatria no pronto-atendimento, que na segunda estava sem médico da especialidade, e nas consultas agendadas. "Estão marcando somente para outubro", conta a dona de casa Ronilda Vieira, 29, que buscou ajuda.

    Na UBS Parque Edu Chaves, a espera por consulta com pediatra também é de cinco meses, diz a costureira Maria Maydana, 31. "Antes, era de três meses", comenta. Na segunda, às 14h05, a sala de ginecologia da unidade estava fechada, sem atendimento.

    No PS Lauro Ribas Braga, havia apenas médicos da prefeitura. Antes, também havia profissionais contratados pela Santa Casa.

    BARRA FUNDA

    Já o PS Álvaro Dino de Almeida (Barra Funda), que também irá para o Iabas, continuava ontem sob a antiga gestão. Segundo funcionários, há dois médicos por turno, quando deveria haver o dobro. Faltam também dois enfermeiros (deveriam ser quatro) e quatro auxiliares de enfermagem (o ideal são 12). Um funcionário diz que internados não são mais transferidos para a Santa Casa e permanecem no local.

    A Secretaria Municipal da Saúde disse em nota que o Iabas assumiu todas as UBSs do Jaçanã/ Tremembé, além de CAPS em Santana e no Mandaqui. Ainda de acordo com a prefeitura, o Iabas também assumiu o PS Lauro Ribas Braga, completando com profissionais contratados o quadro já existente de servidores públicos.

    A prefeitura diz que o Iabas se comprometeu a alocar mais dois clínicos, um ginecologista, um pediatra e um psiquiatra na UBS Parque Edu Chaves, ao longo da semana. Na UBS Jardim Joamar, a seleção para mais médicos está em fase final. A pasta afirma que o PS Barra Funda estava com escala de profissionais completa ontem. Procurado, o Iabas não se pronunciou.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024