• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 11:50:56 -03

    Psicólogo vítima de novo golpe de cartão recebe estorno de R$ 35 mil

    GUILHERME BRENDLER
    DE SÃO PAULO

    04/05/2016 02h00 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Danilo Verpa/Folhapress
    SAO PAULO - SP - 27.04.2016 - Retrato de MARIO MILANELLO que teve seu cartao clonado. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, COTIDIANO)
    O psicólogo Mário Milanello, vítima de novo golpe do cartão de crédito, conseguiu estorno de R$ 35 mil

    O psicólogo Mário Milanello, 53, que foi vítima de uma nova modalidade de golpe do cartão de crédito, teve os R$ 34,8 mil gastos pelos criminosos estornados pelo banco Itaú.

    Após reportagem da Folha, o banco procurou o cliente para informar que o valor gasto pelos criminosos seriam estornados da fatura dos cartões e o ressarcimento de R$ 200 sacados de sua conta corrente.

    O golpe, popular em São Paulo, foi sofisticado por criminosos a ponto de não precisarem mais da senha do cartão. Nem sequer a requisitam. Além disso, conseguem interceptar a ligação das vítimas para o número da central do banco.

    O golpe funciona assim: criminosos ligam para clientes de bancos dizendo que o cartão de crédito deles foi clonado. Munidos de informações verdadeiras da vítima, pedem que ela entregue o dispositivo quebrado ao meio para um motoboy. Milanello foi vítima do golpe em 14 de abril. Naquele dia, os criminosos gastaram quase R$ 35 mil em dois cartões de crédito dele.

    O advogado Alexandre Berthe, especialista em direito do consumidor, afirma que esse golpe é aplicado, especialmente, em pessoas de faixa de renda alta. Segundo ele, os bancos têm negado o estorno dos valores. A resposta padrão é que a compra foi realizada com uso de senha pessoal, por isso as instituições entendem que não é de sua responsabilidade.

    Berthe orienta que, ao descobrir que foi vítima, o cliente deve registrar um boletim de ocorrência. Depois, deve abrir um procedimento no banco para contestar o débito e solicitar informações como horário e local das compras, bem como nome e endereço dos estabelecimentos.

    Em nota, o Itaú Unibanco disse que "como prática, todos os casos de fraude reclamados pelos clientes são analisados cuidadosamente, levando-se em conta detalhes das transações e as circunstâncias em que elas ocorreram, inclusive considerando as informações oferecidas pelos clientes e a correta utilização de nossos produtos e serviços.

    O banco disse ainda que, "sempre que constatada uma fraude, o ressarcimento é efetuado".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024