• Cotidiano

    Thursday, 28-Mar-2024 18:08:49 -03

    Garoto fica cego após ser atingido por estilhaços de bomba da PM em SP

    DO "AGORA"

    05/05/2016 02h00

    Rubens Cavallari/Folhapress
    O menor D., 12, que perdeu o olho esquerdo após tomar um tiro de borracha da PM
    O menor D., 12, que perdeu o olho esquerdo após ser atingido por estilhaços de bomba da PM

    O adolescente D., 12 anos, ficou cego depois que estilhaços de uma bomba da Polícia Militar atingiram o olho esquerdo dele no dia 23 de abril perto da favela da Marcone, na Vila Maria (zona norte).

    Inicialmente, a PM havia dito que o menino tinha sido atingido por uma bala de borracha. À noite, a Secretaria de Segurança Pública enviou nova nota, em nome da Polícia Militar, dizendo que D. foi ferido por estilhaço de bomba.

    A dona de casa Vanessa dos Reis Santana, 29 anos, mãe de D., disse que o médico que atendeu o garoto não soube precisar o que o atingiu. O caso aconteceu durante a tentativa da PM, da gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), de reprimir um baile funk que acontecia perto da favela Marcone.

    O caso é investigado pela PM, e será acompanhado pela Defensoria Pública. A Ouvidoria das Polícias já foi acionada pela família do garoto, que ainda não registrou boletim de ocorrência.

    De acordo com a família, D. estava em uma lanchonete participando de uma festa de aniversário quando os PMs chegaram para acabar com o baile funk. Segundo testemunhas, os policiais jogaram bombas de efeito moral e dispararam várias vezes com balas de borracha em direção até de quem não estava no baile. Na confusão, o garoto saiu correndo e foi ferido.

    Segundo a dona de casa, os policiais se recusaram a atender o filho dela depois de ferido e ainda tentaram impedir o socorro por parte de vizinhos, que teriam sido ameaçados pelos PMs.

    Rubens Cavallari/Folhapress
    Vanessa Santana e o filho D., 12, que perdeu o olho esquerdo após ser atingido por uma bala de borracha da PM
    Vanessa Santana e o filho D., 12, que perdeu o olho esquerdo após ser atingido por estilhaços de bomba da PM

    CIRURGIA

    Com o olho destruído e sangrando muito, o garoto foi levado primeiro a um pronto-socorro próximo e depois à Santa Casa, na Santa Cecília (região central), onde passou por cirurgia. "O médico disse que o olho do meu filho estava triturado e que não tinha o que fazer. Clamei a Deus para que não fosse verdade", disse Vanessa.

    Anteontem, segundo a mãe, o garoto se viu pela primeira vez com o olho esquerdo destruído. "Encheu de lágrima, mas ele ainda se faz de forte para mim. Vou buscar na Justiça os meus direitos por causa do desaforo", afirma a mãe. Antes do incidente, o sonho de D. era se tornar policial militar. Hoje, ele não quer mais. "Eles têm que pagar pelo que fizeram comigo", disse ele.

    A Polícia Militar, da gestão Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou em nota que foi instaurado um inquérito "para apurar os fatos de acordo com o regulamento e as leis em vigor".

    Segundo a PM, no local do incidente acontecia um evento desportivo autorizado, com fim previsto para 22h, e com o término alguns veículos estavam promovendo baile funk.

    Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que os policiais foram recebidos a pedradas e, por isso, foi necessária a intervenção da PM. A pasta afirmou ainda que a PM usa "equipamentos classificados como menos letais", "de acordo com técnicas e padrões internacionais reconhecidos na contenção e dispersão de distúrbios".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024