• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 19:05:05 -03

    Rio de Janeiro registra três tiroteios e quatro mortes na noite de sábado

    JOÃO PEDRO SOARES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

    08/05/2016 15h22

    Quatro pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas em trocas de tiros registradas na noite de sábado (7) em diferentes locais do Rio. Confronto entre facções rivais, assim como entre policiais militares e criminosos ocorreram em três pontos da cidade.

    No conjunto de favelas do Alemão, uma mulher morreu vítima de bala perdida e um policial militar foi ferido. Oficiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília que estavam em patrulhamento no largo do Samba foram alvos de ataque por volta das 21h após impedirem a organização de um baile funk não autorizado e apreenderem material para endolação de entorpecentes em outros pontos do Alemão.

    Por volta das 22h, equipes policiais sofreram ataques simultâneos em quatro áreas do conjunto, o que deu início às trocas de tiros na região. Após dar entrada em estado grave na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alemão, Elaine Cristina de Oliveira foi transferida para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu. Ela deixa três filhos. Já o policial recebeu alta médica pela manhã.

    Na avenida Brasil, principal via de acesso à cidade, cinco pessoas foram baleadas durante uma troca de tiros. De acordo com a Polícia Militar, criminosos atacaram agentes que patrulhavam a região por volta das 20h. Um suspeito morreu e outro ficou ferido. Um motorista que trafegava pela via expressa também foi atingido, bem como outros duas pessoas que estavam na região. Eles foram socorridos e levados para o Hospital Getúlio Vargas.

    De acordo com o Batalhão de Vias Expressas (BPVE), os policiais faziam o patrulhamento na altura do Cemitério do Caju, quando foram atacados pelos criminosos à bordo de um táxi. Os suspeitos atiraram contra a viatura e os policiais reagiram.

    Começou, então, uma perseguição que se estendeu até a altura de Manguinhos. Três dos cinco criminosos abandonaram o veículo nas proximidades da Fiocruz, onde foram detidos, e os dois feridos permaneceram no interior do carro. O patrulhamento na via está reforçado, segundo a PM.

    A polícia apreendeu dois fuzis Colt Colt, duas pistolas nove milímetros e uma granada, além de três carregadores de fuzil e centenas de munições com os criminosos. Os detidos foram levados à Cidade da Polícia, assim como o material apreendido.

    Após moradores terem relatado confrontos armados entre facções rivais no morro do Jorge Turco, em Rocha Miranda, na noite de sábado, dois corpos foram encontrados por policiais do 9º BPM na comunidade. Uma granada foi localizada, e os agentes acionaram o esquadrão anti-bombas para recolher o artefato.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024