• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 10:33:56 -03

    Carl Fredrik Reuterswärd (1934-2016)

    Mortes: Criou símbolo de paz após morte de John Lennon

    DE SÃO PAULO

    09/05/2016 00h00

    Foi um ato de violência que inspirou o artista sueco Carl Fredrik Reuterswärd a criar sua mais famosa obra, chamada "Non violence".

    A escultura de um revólver com o cano amarrado em um nó virou símbolo de paz e tem 30 versões espalhadas no mundo. A mais famosa está na sede da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos.

    A inspiração para a obra foi a morte do músico John Lennon. Amigo de Reuterswärd, ele foi assassinado a tiros em dezembro de 1980, em frente ao edifício em que morava, também em Nova York. Na ocasião, o artista disse que ficou cheio de raiva e amargura com o ocorrido, o que o levou à criação.

    Além da obra na sede da ONU, há versões da famosa escultura em cidades como Los Angeles, Berlim, Estocolmo, Paris e Pequim.

    Nascido na cidade de Estocolmo, Reuterswärd estudou pintura em Paris nos anos 1950, onde teve aulas com Fernand Léger. Foi professor na Academia de Belas Artes de Estocolmo entre 1965 e 1969 e professor convidado na Escola de Artes de Minneapolis. Na década de 1980, recebeu a medalha sueca Prince Eugen de pintura.

    Em 1989, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), que o deixou com um lado do corpo paralisado. Com isso, Reuterswärd, que era destro, começou a usar a mão esquerda para fazer suas obras.

    Além de escultor, era escritor e poeta. Mas, apesar de ser conhecido como um dos maiores artistas modernos da Suécia, seu único trabalho de grande destaque é mesmo a escultura do revólver.

    Morreu no dia 3, aos 81 anos, de causas naturais. Deixa a mulher e cinco filhos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    -

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024