• Cotidiano

    Wednesday, 01-May-2024 21:57:07 -03

    Após forte chuva, SP tem bairros sem energia e vias bloqueadas por árvores

    SANDRA CAPOMACCIO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    17/05/2016 06h11

    São Paulo amanheceu nesta terça-feira (17) com semáforos quebrados, bairros sem energia elétrica e diversas ruas, avenidas e calçadas bloqueadas por árvores que caíram durante a forte chuva que atingiu a cidade no final da tarde desta segunda (16).

    Os bombeiros informaram que ao menos 177 árvores caíram durante o temporal na região metropolitana de São Paulo, sendo 148 apenas na capital paulista.

    A Eletropaulo informou que os moradores de parte dos bairros da zona sul e oeste de São Paulo, principalmente Pompéia, Lapa e Parelheiros, estão sem energia elétrica devido às quedas de árvores na rede elétrica. A concessionária disse que uma força-tarefa foi montada para restabelecer a energia elétrica e reconstruir a rede danificada pelas quedas de árvores.

    Na região central, uma das áreas também afetadas com bastantes quedas de árvores, a Eletropaulo informou que não houve corte de energia porque a rede elétrica é subterrânea. A concessionária também informou que trabalha para restabelecer a energia elétrica em Embu-Guaçu (Grande SP), município que também foi atingido pelo forte temporal.

    SEMÁFOROS APAGADOS

    A madrugada foi de muito trabalho para as equipes de limpeza da prefeitura para remover os estragos causados. Por volta das 6h, o cenário na região central ainda era de muita sujeira, com árvores e troncos caídos.

    Vários semáforos permaneciam desligados nas principais avenidas da capital paulista na manhã desta terça (17). Contudo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não soube informar quanto dos 6.318 semáforos apresentavam algum tipo de falha. Segundo a companhia, o site que verifica o funcionamento dos semáforos está fora do ar.

    Equipes da CET permanecem nas vias para restabelecer os equipamentos desligados. Na região central, havia semáforos com problemas na rua Bento Freitas e nos cruzamentos da Marquês de Itu com a Dr. Cesário Mota Jr. e do largo do Arouche com a Rêgo Freitas. Os semáforos também estavam apagados em todo o entorno do terminal Parque Dom Pedro 2º.

    Na avenida Ipiranga, a faixa da direita, no sentido rua da Consolação, equipes tentavam restabelecer a linha de trólebus que foi derrubada pelas árvores em um trecho de três quarteirões.

    Por volta das 6h, o acesso ao terminal Bandeira permanecia interrompido em função da queda de uma árvore, assim como a avenida Dr. Arnaldo, com pelo menos três pontos de interdição: na altura do nº 2017, com bloqueio total, no nº 2444, com bloqueio no sentido Consolação, e no cruzamento com a Cardeal Arcoverde, bloqueio total no sentido Sumaré. Em um dos acessos ao metrô São Bento, várias árvores e troncos interrompiam o acesso de pedestres.

    Waze

    TEMPORAL

    A chuva foi ocasionada pela passagem de uma frente fria pela região metropolitana. No largo da Concórdia (Brás), uma árvore caiu em cima de algumas barracas de lanche e matou uma funcionária de uma barraca de açaí, de 22 anos, e feriu mais seis pessoas.

    Na rua Boa Vista, na Sé, parte do telhado de um prédio caiu sobre a fiação da linha de trólebus e os fios entraram em curto circuito. "Era um vento muito forte e chuva com granizo. Começou a voar parte dos telhados dos prédios. Aí uma placa do telhado caiu na fiação do trólebus e deu curto circuito. O cabo estourou e ficou chicoteando no asfalto. Eu corri porque não sou besta", diz Fernando Pereira, 53, auxiliar de táxi. Os bombeiros informaram que duas pessoas foram feridas neste acidente.

    Na avenida Prof. Alfonso Bovero, em Perdizes, as árvores desabaram sobre uma pizzaria e lanchonete na esquina com a av. Dr. Arnaldo e deixaram mais dois feridos. Um deles é um homem de 42 anos, que sofreu trauma no pescoço. Ele foi encaminhado consciente ao Hospital das Clínicas.

    Alfonso Bovero

    Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, os ventos desta segunda (16) atingiram 60 km/h e as chuvas são de rápido deslocamento. A tendência é de tempo chuvoso ainda nesta terça-feira (17), com baixas temperaturas. A mínima prevista é de 16ºC e a máxima, de 19ºC. O vento deve aumentar a sensação de frio. O tempo melhora a partir desta quarta-feira (18), mas as temperaturas devem continuar baixas, com mínima de 14ºC na madrugada.

    PREVENÇÃO

    Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, 13 equipes novas foram contratadas no Plano Intensivo de Manejo Arbóreo (Pima), instituído em agosto de 2015 com foco no período de chuvas. "Essas equipes reforçam as ações de poda e remoção de árvores em oito subprefeituras onde o problema é mais sensível (Sé, Pinheiros, Vila Mariana, Santo Amaro, Ipiranga, Butantã, Lapa e Mooca)", diz a secretaria, em nota.

    Ainda de acordo com o órgão, 62% das quedas registradas nos últimos dois anos foram registrados nessas regiões. A nota informa que "o objetivo é reduzir riscos de acidentes graves provocados por queda de árvores" como os acidentes desta segunda.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024