• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 02:57:45 -03

    mosquito aedes aegypti

    Sequência genética do vírus da zika é achada em Cabo Verde

    DA AFP

    20/05/2016 11h00

    Picture-Alliance/DPA/O.Riveira
    Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da zika
    Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da zika

    A cepa do vírus da zika, que circula há meses por diversos países da América Latina, foi encontrada pela primeira vez em Cabo Verde, na África, informou nesta sexta-feira (20) a OMS (Organização Mundial de Saúde).

    "É a primeira vez que a cepa do vírus da zika, responsável pelas epidemias relacionadas com problemas neurológicos e microcefalia foi detectada na África", disse a doutora Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para África, em uma coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça.

    A cepa que circula pela América Latina é a versão asiática da zika, e foi detectada graças ao sequenciamento do vírus em casos clínicos em Cabo Verde.

    "Os resultados são preocupantes porque são mais uma prova de que a epidemia se propaga para além da América do Sul e se encontra às portas da África", disse Moeti. "Essa informação ajudará os países africanos a reavaliar seu nível de risco e a adaptar sua preparação."

    A OMS acredita que a cepa asiática do vírus chegou a Cabo Verde "por meio de um viajante", acrescentou Moeti.

    O doutor Bruce Aylward, diretor-geral adjunto da OMS, explicou que também existe uma cepa africana do vírus da zika, e que é difícil prever o que vai acontecer agora com esses dois surtos.

    Em Cabo Verde foram detectados, até o dia 8 de maio, 7.557 casos suspeitos do vírus da zika e três casos de microcefalia, má-formação cerebral que pode limitar seriamente o desenvolvimento do bebê.

    Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024