• Cotidiano

    Wednesday, 08-May-2024 02:58:39 -03

    Aida Boal (1929-2016)

    Mortes: Arquiteta, fazia homenagens com seus projetos

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    03/06/2016 00h00

    Ao redor do imponente estádio do Maracanã, estão seus portões igualmente grandiosos. No principal, o símbolo das Olimpíadas, enquanto, nos laterais, figuras masculinas arremessam discos, em uma referência à escultura grega de Discóbolo.

    Aida Boal tinha apenas 18 anos quando projetou os portões. Fazia o segundo ano da Faculdade Nacional de Arquitetura -atualmente, parte da UFRJ- e trabalhava na Alumínio Ferro Construtora.

    Carioca, ela alternou, desde pequena, a ajuda na padaria do pai e as brincadeiras com os irmãos. Mas eram mesmo os desenhos a sua grande paixão, e também o que a levou à arquitetura.
    Formada, deixou os portões para se dedicar às casas, prédios, restaurações. Sempre buscando harmonia, beleza.

    No sítio que fez para a família, em Petrópolis, ganhou um novo desafio: a harmonia dos interiores. Teve que preencher as várias salas pedidas pelo marido, Ivan, durante a criação do projeto e, logo, estava também comercializando mesas e cadeiras.

    Foram inúmeras exposições, mostras, premiações. Desenhava, esculpia até nas horas vagas. Trocava decisões sobre pratarias e menu para fazer protótipos. Até 200 desenhos para cada cadeira.

    Doce, carinhosa, Aida usava também seus projetos para homenagear pessoas queridas. Mesas ganharam nomes de suas filhas: Angela e Luciana. Cadeiras eram chamadas como a amiga Paola e a afilhada Cristina. Mas a cadeira Maria, em homenagem à neta, acabou ficando no papel.

    Morreu dia 27, aos 86, após parada cardiorrespiratória. Deixa duas filhas e uma neta.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    -

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024