• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 12:34:32 -03

    Motoristas do Uber criam pontos para pegar passageiros de Cumbica

    RAFAEL RIBEIRO
    MARIANA ZILBERKAN
    DO "AGORA"

    03/06/2016 02h00

    Motoristas do Uber criaram dois pontos em Guarulhos (Grande SP) para esperar chamadas de corridas vindas do aeroporto de Cumbica. Eles estão às margens da rodovia Hélio Smidt, principal ligação ao aeroporto, a cerca de 5 km. Um deles fica perto do hotel Pullman. O outro, no Parque Cecap.

    Segundo os motoristas do aplicativo de transporte, cerca de mil veículos enfrentam uma espera média de cinco horas para serem chamados. Na noite de terça-feira (31), havia em um dos locais cerca de 200 condutores aguardando a vez na fila. O local também funciona como estacionamento de ônibus, de vans e até de taxistas com quem os motoristas do Uber afirmam ter bom relacionamento.

    Ronny Santos/Folhapress
    Ponto de espera criado por motoristas do Uber próximo ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo)
    Ponto de espera criado por motoristas do Uber próximo ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo)

    "Quatro corridas aqui rendem a mesma coisa que umas 15 na capital. É só passageiro para a zona sul e cidades como Barueri, Campinas e Santos", afirmou um motorista. O local já atraiu até ambulantes. Evelyn Cristina Barbosa da Paz, 39, montou há cinco meses uma barraca para vender café, bolo e tortas.

    A gestão do prefeito Sebastião Almeida (PT), de Guarulhos, disse que um dos pontos, perto do hotel Pullman, é irregular e que vai mudar a sinalização para indicação do estacionamento proibido. Em relação ao ponto no Parque Cecap, disse que os carros podem estacionar somente onde é permitido.

    A Prefeitura de Guarulhos disse também que trabalha para a regulamentação do aplicativo, que funciona no município por decisão judicial desde março. O sindicato dos taxistas tenta reverter. O Uber disse, por meio de sua assessoria, apenas que "está preocupado em oferecer a melhor experiência para usuários e motoristas".

    CONCORRÊNCIA

    A Guarucoop, cooperativa que tem pontos de táxi no aeroporto de Guarulhos, diz que os taxistas têm tido prejuízos por causa da concorrência dos motoristas do Uber. "Pagamos taxas para poder trabalhar no aeroporto e eles não pagam nada. É uma concorrência desonesta", afirma Edmilson Americano, presidente da Guarucoop.

    Alguns motoristas do Uber que ficam nos pontos dizem que estão sendo descredenciados pela empresa responsável pelo aplicativo porque recusam corridas com destinos dentro de Guarulhos, menos lucrativas. Outros se queixam de receber até falsas chamadas de outros motoristas, que os tiram da fila de espera por clientes na região. "Vale tudo para tirar da vez quem está na frente", disse um condutor.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024