• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 19:06:17 -03

    Tornado atinge Campinas (SP) e derruba torres de alta tensão

    DE CURITIBA

    05/06/2016 16h46 - Atualizado às 18h10

    Luciano Claudino/Codigo19/Folhapress
    Árvores caem sobre muro de casa durante temporal que atingiu Campinas, acompanhado de tornado
    Árvores caem sobre muro de casa durante temporal que atingiu Campinas, acompanhado de tornado

    Um forte temporal acompanhado de um tornado, com ventos de até 100 km/h, derrubou cinco torres de transmissão de energia na madrugada deste domingo (5) na região de Campinas (SP) -além de deixar quatro feridos, destelhar casas e pôr abaixo dezenas de árvores e postes pela cidade.

    Milhares de residências tiveram cortes de energia, e, por causa da queda das torres de alta tensão, há risco de que o abastecimento de luz na região e na cidade de São Paulo seja comprometido a partir desta segunda-feira (6).

    No início da semana, outras 13 torres de transmissão foram derrubadas no Estado, também por causa de chuvas. O sistema voltaria à sua normalidade na terça-feira (7), mas, com as novas quedas, outras ações terão de ser tomadas.

    Em nota, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que está estudando novas medidas ainda neste domingo para "garantir as condições e segurança e confiabilidade" no suprimento de luz para Campinas e São Paulo.

    Neste domingo, a rede interligada não chegou a ser comprometida, porque a demanda é menor do que em dias úteis.

    CHUVA RECORDE

    O tornado em Campinas deixou um "rastro de destruição", segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado Fernandes. "Ele veio numa reta, foi destruindo árvores, postes, prédios, condomínios. Dava para ver a rota", disse à Folha.

    No auge do temporal, durante a madrugada, cerca de 100 mil residências chegaram a ficar sem energia na cidade.

    "Não teve como dormir; foi muito raio, trovão, granizo. Todo mundo ficou alerta", diz Fernandes. "Só não foi pior porque aconteceu de madrugada."

    A chuva atingiu 74 mm em poucas horas -o equivalente à média histórica para todo o mês de junho, segundo a prefeitura.

    Quatro pessoas ficaram feridas levemente: duas estavam dentro de um carro, atingido por uma árvore. No bairro Jardim Florence, uma enxurrada derrubou a parede de uma casa e deixou outros dois moradores feridos. Ninguém, porém, chegou a ser hospitalizado.

    Uma família teve que ser desalojada por causa da enxurrada. No total, 300 casas foram destelhadas e atingidas por galhos e pedras de granizo, e cem árvores foram derrubadas.

    À tarde, o número de casas sem luz havia baixado para 17 mil. Equipes da CPFL Energia trabalharam durante todo o dia para restabelecer as ligações.

    Já a Defesa Civil concentrava seus trabalhos em, além de assistir famílias atingidas pelo temporal, liberar o tráfego nas principais ruas da cidade, removendo postes e árvores caídas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024