• Cotidiano

    Thursday, 25-Apr-2024 22:35:22 -03

    Montanhas de cobertores doados a moradores de rua se espalham em SP

    ARTUR RODRIGUES
    PAULO GOMES
    DE SÃO PAULO

    21/06/2016 02h00

    O centro da capital paulista amanheceu nesta segunda (20) com montanhas de cobertores cinzentos espalhadas em vários pontos.

    Moradores de rua afirmam que as mantas são doações que foram abandonadas por pessoas que dormiram nos locais e não foram recolhidas pela equipe de limpeza da Prefeitura de São Paulo, como costumava ser feito até a semana passada.

    Após acusações de apreensões de objetos pessoais por parte da GCM (Guarda Civil Metropolitana) durante a onda de frio na cidade, o prefeito Fernando Haddad (PT) publicou no sábado decreto em que afirma que "é vedada a subtração, inutilização, destruição ou a apreensão dos pertences da população em situação de rua". Entre os materiais listados, estão cobertores e mantas usados para se proteger do frio.

    Depois da morte de ao menos cinco pessoas nesses dias mais frios na capital, as doações desse tipo de material dispararam, zerando o estoque de algumas fábricas. No Pateo do Collegio, os amontoados de cobertores, alguns deles aparentemente sem uso, geram críticas por parte de quem passa e também dos moradores de rua.

    "Isso é pirraça da equipe de limpeza. O decreto do prefeito diz para que não tomem nossos cobertores, como faziam às vezes, não para não recolher os que estiverem aí abandonados", afirma o jardineiro Rodrigo Carvalho, 33. "Está feio, está horrível, não é todo mundo que abandona o cobertor aí. E no final quem vai pagar por essa sujeira somos nós", acrescenta.

    O pintor Ademir Pereira da Silva, 27, que dorme ao lado de Carvalho, entra na conversa. Para ele, trata-se de uma medida para "queimar o filme" de quem passa a noite ali. "Não estão recolhendo para prejudicar a gente. Porque aí vão cortar a doação da gente, o povo vai parar de ajudar", afirmou o rapaz.

    Leonardo da Silva, 20, que há três meses mora na rua devido ao vício em drogas, diz que a morte de moradores de rua durante a onda de frio gerou um excedente de doações. "Chegam aos caminhões aqui com cobertores. Muita gente pega vários, alguns vendem ou abandonam", diz.

    Os cobertores descartados provocam indignação em quem trabalha na região. Alguns faziam gestos de desaprovação, paravam para fotografar e houve até mesmo quem recolhesse algumas das mantas em melhor estado e as levasse embora.

    "É uma falta de respeito. Em vez de levar o cobertor com eles de manhã, eles abandonam aí, porque sabem que vem alguém dar na noite seguinte", diz José Carlos de Pontes, 50, caixa de estacionamento na rua Boa Vista. No local, também há muitos cobertores jogados.

    A cena se repete em outros locais da região central, como em travessas da rua 15 de Novembro, Praça da Sé e sob o Minhocão.

    RECEIO

    Questionada, a prefeitura nega que o não recolhimento se trate de uma retaliação. Segundo o município, as equipes de limpeza ficaram receosas de "acusações infundadas". No entanto, a gestão Haddad afirma que está tranquilizando os servidores e que os materiais serão recolhidos pela Subprefeitura da Sé.

    "Em função da grande quantidade de cobertores distribuídos de forma voluntária e extemporânea nos últimos dias, o material foi tratado como descartável pelos eventuais usuários", afirma nota da prefeitura. Além dos cobertores, o decreto de Haddad prevê que itens como barracas durante a noite e colchões não podem ser apreendidos.

    A regra é apreender apenas objetos que caracterizem "estabelecimento permanente em local público, principalmente quando atrapalharem a livre circulação de pedestres e veículos". Nessa categoria estão camas, sofás e barracas montadas durante o dia, que não sejam removidos pelo proprietário.

    Em caso de apreensão, o proprietário do material receberá uma notificação ou contra-lacre com o endereço de onde o pertence pode ser retirado em até 30 dias.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024