• Cotidiano

    Saturday, 20-Apr-2024 12:38:13 -03

    Câmara de SP aprova troca de nome oficial do Minhocão para João Goulart

    SIDNEY GONÇALVES DO CARMO
    DE SÃO PAULO

    23/06/2016 12h21 - Atualizado às 16h14

    A Câmara Municipal de São Paulo aprovou a mudança do nome do elevado Presidente Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, para elevado Presidente João Goulart.

    O projeto de lei, apresentado pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB) em junho de 2014, foi aprovado em segunda votação no plenário da Casa nesta quarta-feira (22). O projeto agora será encaminhado para sanção do prefeito Fernando Haddad (PT)

    "O elevado Costa e Silva somente recebeu este nome por ter sido construído e inaugurado durante a ditadura militar, o que, em plena democracia se torna um contrassenso. Ao contrário de Costa e Silva, João Goulart teve uma vida de luta em prol da democracia e melhoria das condições de vida da população", disse o vereador no texto do projeto da lei.

    Inaugurada em 1971 pelo então prefeito Paulo Maluf (PP), a obra foi considerada obsoleta já na época da construção. Depois, ela desvalorizou imóveis e degradou a região por onde passa. Atualmente, uma parte da sociedade propõe a demolição do elevado e outra é favorável a manutenção dele por ser uma importante via que desafoga o trânsito.

    Em março deste ano, Haddad sancionou projeto de lei que transformou o elevado, quando está fechado para carros (de segunda a sexta, das 21h30 às 6h30, aos sábados, a partir das 15h, e aos domingos o dia todo) em "parque Minhocão". Ao ter status de parque quando está aberto unicamente para lazer, o Minhocão terá direito à manutenção que os demais parques da cidade têm, como segurança pela Guarda Civil Metropolitana, limpeza, iluminação e reparos em sua estrutura.

    O projeto de lei nº 439/2015, apresentado pelo vereador José Police Neto (PSD), foi aprovado no final do ano passado pela Câmara Municipal. Na prática, a medida não altera, por ora, as formas de uso do Minhocão pelo público. Mas será possível à população reivindicar melhorias, como alterações no parapeito, a fim de diminuir as chances de queda, e o elevado poderá ser fechado a partir de um determinado horário à noite, como ocorre com outros parques da cidade.

    FIM DE HOMENAGEM À DITADURA

    Um projeto da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania quer alterar os nomes de vias de São Paulo que homenageiam datas e pessoas ligadas à repressão do regime militar (1964-1985).

    O projeto foi encaminhado pela gestão Fernando Haddad em agosto do ano passado para a Câmara Municipal. Um segundo projeto também foi encaminhado à Câmara para que se impeça novas nomeações de vias ou prédios públicos com referências ao período militar. Ambos os projetos ainda não foram votados e estão em tramitação na Câmara Municipal.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024