• Cotidiano

    Wednesday, 01-May-2024 21:06:21 -03

    Aniversário de ciclovia na Paulista tem festa junina e até pedido de casamento

    MARINA ESTARQUE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    27/06/2016 02h00

    O aniversário de um ano da ciclovia na avenida Paulista foi comemorado neste domingo (26) em clima de festa junina, com fogueira, quentão, forró e até pedido de casamento.

    Desde as 11h, organizadores enfeitavam a praça do Ciclista com bandeirinhas e balões para o evento, marcado para as 14h. Cerca de 50 ciclistas, muitos vestidos a caráter, se reuniram no local para celebrar a ciclovia, cuja inauguração oficial completa um ano nesta terça (28).

    Teve barraca do beijo, casais dançando forró, quadrilha e ciclistas pulando fogueira. Para muitos ali, a ciclovia na Paulista é o símbolo de uma luta por mais acesso às vias públicas. "É uma grande conquista. No início teve muita resistência, mas agora já está tudo regularizado", diz a diretora do Instituto CicloBR, Kaciane Martins, 38, vestida de noiva com sardas pintadas no rosto.

    "Estivemos aqui no protesto, quando ameaçaram parar as obras, estivemos aqui no dia da inauguração e estamos hoje de novo", afirma a ciclista e analista de TI, Viviane de Melo, 35. Com um vestido estampado com bicicletas, ela e o namorado fizeram suspiros para distribuir na festa.

    "Usamos a ciclovia da Paulista todos os dias para ir ao trabalho, da nossa casa em Santa Cecília até a Faria Lima. Fizemos muitas viagens de bike. A bicicleta é parte da nossa vida", diz Claudio Kerber, 38, analista de sistemas.

    A ciclovia é tão importante para o casal que Viviane decidiu pedir Claudio em casamento neste domingo. "Ela veio com uma sanfoneira amiga nossa, cantando uma música. Não esperava, caí direitinho", conta ele, já com a aliança no dedo. "A gente lutou muito para ter a ciclovia. Então o pedido de casamento foi uma forma de juntar as duas datas", afirma Viviane.

    A professora Mariana Maestripieri, 28, e o consultor Carlos Okamoto vieram com o filho de um ano para festejar o aniversário da ciclovia. Há três anos, os dois pedalaram da praça do Ciclista até o cartório, junto com vários amigos, onde se casaram. "A gente vêm todo fim de semana. Nosso filho vai na cadeirinha e adora. Ele já aponta para o capacete pedindo para sair", conta Mariana.

    O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, compareceu ao evento e afirmou que a ciclovia é a consolidação de um projeto de mobilidade. "Mostrou que nós estávamos no caminho certo, era perfeitamente possível, do ponto de vista de engenharia, fazer a ciclovia na Paulista, no canteiro central."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024