• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 22:31:00 -03

    Junho termina sem chuva e com presença de névoa seca em SP

    DE SÃO PAULO

    27/06/2016 15h34

    Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
    Tempo seco cria faixa acinzentada em São Paulo
    Tempo seco cria faixa acinzentada no céu de São Paulo

    Junho começou chuvoso e deve terminar sem nenhuma gota-d'água nesta semana, segundo meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da Prefeitura de São Paulo.

    Nos sete primeiros dias do mês, São Paulo acumulou 167,8 mm de água, quando o esperado para todo o mês era de 45,2 mm. Contudo, desde o dia 8 de junho a cidade não registrou chuvas significativas. Até as 7h desta segunda (27), a capital paulista havia registrado 170,9 mm. Ou seja, nos últimos 20 dias a cidade acumulou apenas 3,1 mm.

    A previsão para a reta final de junho, segundo o meteorologista Adilson Nazário, é de tempo seco, baixa umidade relativa do ar e surgimento de névoa seca na cidade. Com isso, São Paulo ganha um aspecto acinzentado no céu devido à condensação de vapor de água, associado com a poeira, fumaça e outros poluentes. É isso que os meteorologistas chamam de névoa seca, comum nos dias frios de inverno.

    Apesar da ajuda do vento na dispersão dos poluentes, a névoa seca deve persistir ao longo da semana. Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre a região central do país, impedindo a formação de nuvens carregadas e a chegada de frentes frias. O movimento do ar de cima para baixo, segundo o meteorologista, traz um ar mais seco para a superfície, o que favorece a ocorrência de inversões térmicas.

    A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) diz que todos os índices de qualidade do ar em São Paulo estão bons nesta segunda. Os dados fazem parte de um balanço da companhia divulgado às 11h.

    Segundo o CGE, a umidade relativa do ar deve ficar acima de 44% ao longo do dia. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera estado de atenção quando os níveis estão entre 20% e 30%.

    O sol aparece e deixa o céu claro na capital na tarde desta segunda, com temperatura máxima em torno de 21°C.

    Os próximos dias serão mais ensolarados, com maior predomínio de sol, declínio dos índices de umidade do ar e madrugadas com temperaturas um pouco mais elevadas e ligeiramente acima da média para a estação.

    Segundo Nazário, a madrugada desta terça (28) deve ter temperatura em torno de 13°C com formação de neblina ao amanhecer. Com o ar mais seco, a temperatura deve ficar em torno de 24°C e o índice de umidade entre 38% e 85%.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024