• Cotidiano

    Thursday, 25-Apr-2024 10:00:26 -03

    Zona Azul por aplicativo começa a valer nesta segunda em São Paulo

    DE SÃO PAULO

    11/07/2016 02h00

    Marcus Leoni/Folhapress
    Local de Zona Azul para estacionamento de motos em SP; prefeitura estuda cobrar pela vaga
    Local de Zona Azul para estacionamento de motos em SP; prefeitura estuda cobrar pela vaga

    A partir desta segunda-feira (11) começa a valer em São Paulo a Zona Azul por aplicativo de celular. Para isso, é necessário baixar uma das duas plataformas disponíveis, das empresas Estapar Vaga Inteligente e Estacionamento Eletrônico (só para Android). Um terceiro aplicativo começa a operar dia 18.

    O usuário do sistema poderá comprar o equivalente a um CAD (cartão azul digital) –R$ 5 a hora, mesmo preço do modelo de papel usado hoje– ou vários créditos que podem ser abatidos à medida que vão sendo usados. É necessário cadastrar os dados pessoais e um cartão de crédito para os pagamentos. A ideia a longo prazo é que o papel acabe, segundo a gestão Fernando Haddad (PT).

    FUNCIONAMENTO

    Os fiscais da CET vão dispor de um sistema que informará, por meio do número da placa, se o veículo pagou pela hora de estacionamento na rua. Para a prefeitura, além de modernizar a cobrança, o novo modelo evita, por exemplo, pagamentos acima da tabela, praticados por flanelinhas que chegam a cobrar R$ 8 pelo bilhete.

    Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, entre os aplicativos, há dois que funcionam somente pelo sistema Android e um pelo Android e também pelo iOS (iPhone).

    As plataformas foram criadas por três empresas (Sertell, Estapar e Digipare), que ficarão com 10% da receita de cada cartão eletrônico vendido.

    Infográfico: Raio-X da Zona Azul

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024