• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 20:09:12 -03

    Flavio Lichtenfels Motta (1923-2016)

    Mortes: Nunca se cansava de desenhar e de ensinar

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    18/07/2016 00h01

    Ensinar, orientar, ajudar. Flavio Lichtenfels Motta era professor até fora da faculdade, mesmo depois da aposentadoria. Recebia estudantes em casa, abordava assuntos de aula em suas caminhadas e até "visitava" as salas da PUC-SP, ao lado de sua casa.

    Nascido e criado na capital paulista, Flavio começou a desenhar e pintar ainda na adolescência. Visitava a Biblioteca Mário de Andrade, exposições e ateliês de artistas famosos. Trabalhou no Masp (Museu de Arte de São Paulo) e acumulou amigos como Anita Malfatti, Cândido Portinari e Di Cavalcanti.

    Formado em pedagogia, começou sua trajetória como professor em 1953, ensinando estética e história da arte na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foram mais de 20 anos, até se aposentar no final dos anos 70.

    Nesse período, chegou a participar da Escola Livre de Artes Plásticas e da criação de um curso de formação para professores no Masp –depois transferido para a Faap (Fundação Armando Alvares Penteado).

    Participou de exposições, fez críticas de arte e ganhou um prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por seus painéis feitos no Minhocão. Era rigoroso com os alunos, mas sempre bem-humorado. Continuou a pintar e, principalmente, desenhar até o fim. Era uma imagem nova a cada dia deixada em seu caderninho –desde sólidos geométricos até desenhos de humor.

    O mesmo ritual Flavio tinha com as leituras. Lia todos os dias, alternando autores como Platão e Saramago, com assuntos de matemática, urbanismo e história.

    Morreu dia 8, aos 92, devido a uma pneumonia. Viúvo, deixa três filhos, genro, nora, três netos e dois irmãos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024