• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 19:31:41 -03

    Frio e música clássica elevam em 30% procura por Campos do Jordão (SP)

    EDUARDO GERAQUE
    ENVIADO ESPECIAL A CAMPOS DO JORDÃO (SP)

    25/07/2016 02h00

    Cristiano Tomaz - 16.jul.2016/Folhapress
    Apresentação sinfônica na praça do Capivari, onde ocorrem eventos gratuitos do festival
    Apresentação sinfônica na praça do Capivari, onde ocorrem eventos gratuitos do festival

    Sinônimo de destino de inverno, com prédios de arquitetura alpina e turistas de cachecóis, gorros e botas, Campos do Jordão, palco do Festival Internacional de Inverno, assiste, em tempos de crise, a um crescimento de até 30% em hotéis e restaurantes, comparado ao de 2015.

    É o que informa um levantamento da Associação Comercial de Campos do Jordão. "A crise e o dólar alto estão levando as pessoas a optarem por viajar para lugares mais próximos", acredita Paulo Cesar Costa, vice-presidente da associação comercial local.

    O discurso do empresário, dono de um restaurante e de uma microcervejaria no caminho do Horto Florestal, nem sempre encontra eco nas ruas da cidade, que estavam cheias, mas não superlotadas na última sexta-feira (22).

    "As vendas estão muito abaixo dos anos anteriores", reclama Elisângela Mariano, atendente de uma loja que fica quase embaixo do teleférico. "E olha que trabalho no comércio daqui há 12 anos", diz ela. "Entre vários motivos, acredito que a falta do frio, em relação ao que fazia dez anos atrás, influencia muito."

    No fim de tarde desse domingo (24), a temperatura em Campos era de 18ºC (enquanto a capital marcava 22ºC).

    Para o próximo fim de semana, a previsão é que o frio, de fato, dê as caras: o sábado (30) em Campos do Jordão deve registrar mínima de 8ºC. Já a máxima prevista é de 16ºC.

    No calendário de inverno, Campos do Jordão é palco daquele que é considerado o melhor festival de música erudita de todo o país. Em sua 47ª edição, o tradicional evento encerra a sua agenda no próximo domingo (31).

    Até lá, vale a pena subir a serra da Mantiqueira para assistir às apresentações. Em tempos de grana curta, parte da programação é gratuita, como as que ocorrem na Igreja Santa Terezinha, na Capela do Palácio do Governo e na praça do Capivari –a porção mais badalada da cidade.

    Se o visitante optar pelas apresentações no auditório Claudio Santoro à noite, com ingressos que variam entre R$ 22 e R$ 88, a dica é chegar mais cedo. Num dia claro, o por do sol do mirante do museu Felícia Leirner, no mesmo terreno do auditório, com a Pedra do Baú ao fundo, é outro espetáculo de inverno.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024