• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 20:10:34 -03

    SÍlvia Rosemberg (1940-2016)

    Mortes: Forte e determinada, chegou a perseguir ladrões

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    31/07/2016 00h00

    Arquivo Pessoal
    Silvia Rosemberg (1940-2016)
    Silvia Rosemberg (1940-2016)

    Sílvia Rosemberg saía de um banco perto de sua casa quando foi surpreendida por dois homens em uma moto. Um deles puxou e conseguiram levar sua bolsa. Apesar de seus mais de 70 anos e da aparência frágil, ela não teve dúvida e correu atrás da moto.

    Não alcançou os ladrões ou recuperou o dinheiro sacado. Na verdade, acabou sendo derrubada pela dupla. Quebrou o nariz. Mas ela era assim, surpreendia quem se engava com a aparência dela.

    O mesmo aconteceu quando perdeu o marido, Henrique, há 18 anos. As filhas ficaram preocupadas, já que era ele quem cuidava de tudo. Mas Sílvia, mais uma vez, tomou a frente. Cuidou das contas, da aposentadoria, dos compromissos até o final. Repetia sempre que não queria dar trabalho a ninguém.

    Nascida e criada em São Paulo, ela tinha orgulho da formação de professora, apesar de nunca ter exercido a função. Chegou a fazer pinturas em camisetas e panos de prato para vender, mas a sua prioridade sempre foi a família. Gostava de arrumar e exibir as filhas para as amigas. As roupas e cabelos das meninas sempre impecáveis.

    Brincalhona, cativava todos que a rodeavam. Não esquecia nenhum aniversário, gostava de receber os amigos, batia papo com todos da rua. Para a família, fazia pizzadas todos os domingos em sua casa.

    Não era muito de sair e, sempre que as filhas ligavam, começava a listar os problemas e dores que tinha. Brincava e dizia que que estava quase "indo pro beleléu". Morreu dia 22, aos 75 anos, em decorrência de um AVC. Deixa três filhas, sete netos, dois irmãos e os sobrinhos.

    Arquivo Pessoal
    Silvia Rosemberg ao lado de sua família
    Silvia Rosemberg ao lado de sua família

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024