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    Haddad anuncia maior velocidade de ônibus em SP, mas aquém da meta

    ARTUR RODRIGUES
    DE SÃO PAULO

    03/08/2016 02h00

    Rivaldo Gomes/Folhapress
    Ônibus em corredor na estrada do M'Boi Mirim (zona sul de São Paulo)
    Ônibus em corredor na estrada do M'Boi Mirim (zona sul de São Paulo)

    A gestão Fernando Haddad (PT) divulgou dados de aumento na velocidade média dos ônibus na capital paulista no último semestre, embora a meta de 25 km/h ainda não tenha sido atingida.

    Segundo a prefeitura, a velocidade média dos corredores de ônibus (à esquerda) subiu de 20 km/h para 23 km/h na comparação entre os primeiros semestres de 2015 e 2016. Já a velocidade nas faixas exclusivas (à direita) saltou de 18 km/h para 21 km/h, de acordo com os dados da administração petista.

    A gestão Haddad anunciou também um novo recorte, não divulgado anteriormente, do ritmo dos ônibus em vias compartilhadas com automóveis. Nesse caso, a prefeitura diz que a variação no período foi de 11 km/h para 17 km/h.

    O relatório completo da velocidade dos ônibus na cidade, com detalhamento por vias e horários, porém, não foi fornecido à reportagem. Sem ele, não é possível saber os gargalos do sistema e apontar uma eventual melhoria concentrada em apenas parte dos corredores, por exemplo.

    A velocidade, segundo a administração petista, é calculada a partir de dispositivos de localização por satélite instalados na frota de coletivos, atualmente de quase 15 mil veículos. São consideradas as informações somente dos dias úteis.

    O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto (PT), atribui os resultados a melhorias viárias e diz que no caso das vias compartilhadas foram verificados pequenos obstáculos que atrapalhavam a velocidade.

    "Há interferências que o carro não tem e o ônibus tem. Uma lixeira que está numa esquina, por exemplo, em que o carro consegue fazer a curva e o ônibus, não", diz Tatto.

    Especialistas apontam a crise econômica como um dos fatores para tirar veículos das ruas e, com isso, contribuir com menos congestionamentos e maior velocidade. O secretário de Haddad nega essa influência na velocidade dos coletivos.

    Haddad, que disputará a reeleição, havia fixado a meta de elevar a velocidade média do sistema para 25 km/h. Nos últimos meses, a gestão petista passou a flexibilizar esse objetivo, dizendo ficar satisfeita com ônibus a 20 km/h.

    "O que consideramos é que tem que ter a média de 20 km/h a 25 km/h", argumenta agora Tatto.

    ATROPELAMENTOS

    O relatório divulgado nesta terça (2) pela gestão Haddad apresentado também dados sobre atropelamentos. No primeiro semestre de 2015, foram 1.141 casos. No mesmo período deste ano, foram 764, queda de 33%.

    Reportagem da Folha mostrou que, entre 2013 e 2014, ônibus passaram a matar mais no trânsito. Na ocasião, a prefeitura admitiu influência da alta da velocidade nas faixas de ônibus. Desde então, segundo Tatto, a prefeitura fez reparos à sinalização para pedestres.

    O secretário anunciou ainda que a prefeitura fará um convênio com o aplicativo Waze. Por meio dele, será possível saber quanto tempo vai demorar um trajeto feito de ônibus pela cidade.

    Também deverá ser possível verificar essa informação no aplicativo da SPTrans (São Paulo Transporte), empresa responsável pelo sistema de ônibus.

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