• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 14:09:43 -03

    Tempo vira e surpreende paulistano; temperatura cai nos próximos dias

    LUISA LEITE
    THIAGO AMÂNCIO
    DE SÃO PAULO

    15/08/2016 20h16 - Atualizado às 12h49

    J. Duran Machfee/Futura Press/Folhapress
    SÃO PAULO,SP,15.08.2016:CHUVA - Chuve na região da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (15). (Foto: J. Duran Machfee/Futura Press/Folhapress)
    Pedestres se protegem de chuva na avenida Paulista, região central de São Paulo

    A virada no tempo pegou paulistanos de surpresa nesta segunda-feira (15), que amanheceu com sol e calor e chegou ao meio da tarde com vento e pancadas de chuva.

    A má notícia para os mais friorentos é que a temperatura vai cair durante a semana e deve atingir mínimas de 11°C no domingo (21) e 8°C na próxima segunda-feira (22).

    A diarista Socorro Amaro, 41, saiu de casa às 7h desta segunda para trabalhar. "Estava sol e fazia calor, por isso saí de jeans e regata", diz. Por volta das 13h, chegou a fazer 29°C na zona norte de São Paulo, onde ela trabalha, segundo monitoramento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.

    Tempo
    Confira a previsão para a sua cidade

    Pouco tempo depois, o revés: o tempo fechou, e o termômetro bateu os 16°C às 15h. "Passei o dia com frio." Na volta para casa, em Santa Cecília, piorou: pancadas de chuva atingiram a região central de SP por volta das 17h. Amaro precisou pedir ao filho Anderson, 17, que fosse ao metrô buscá-la com um sobretudo e um guarda-chuva.

    Ela não foi a única. O porteiro Paulo Faria Lopes, 38, também foi pego desprevenido. "Quando saí de casa, às 7h, estava quente, não imaginava que o tempo ia mudar assim bruscamente", afirma.

    A mudança é explicada pelo avanço de áreas de instabilidade vindas do Sul do país, espalhando nebulosidade e aumentando a velocidade dos ventos em São Paulo, de acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo. O aeroporto de Congonhas chegou a reportar rajadas de ventos de até 61 km/h, às 13h.

    No Estado de SP, houve pancadas de chuvas com raios nas regiões de Sorocaba (a 99 km de São Paulo) e Campinas (a 95 km da capital paulista). O tempo mais seco que os paulistanos sentiram até o último domingo causou maior oscilação de temperatura, com dias quentes e noites frias, explica o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia.

    "Isso acontece por causa do ar frio e seco, praticamente sem nuvem. Esquenta rápido durante o dia, mas esse calor, por conta da falta de umidade, também se perde muito rápido", afirma ele.

    Luisa Leite/Folhapress
    Chuva em São Paulo: Michel Silva, 26, aguarda cessar a chuva para sair da estação de metrô de Santa Cecília
    Michel Silva aguarda o fim da chuva para sair da estação de metrô de Santa Cecília, em São Paulo

    PRÓXIMOS DIAS

    A umidade deve estabilizar as temperaturas a partir de agora, diz o meteorologista. Na noite desta quarta (17), uma frente fria passa por São Paulo, baixando as temperaturas pelos próximos dias. Na próxima quinta (18), a mínima prevista é de 14°C. Na sexta, chega a 13°C, na previsão da Climatempo.

    "Outra frente fria, com uma massa polar muito mais intensa, vai chegar na sexta, esfriando mais e causando chuvas em volume muito mais significativo na sexta e no sábado", afirma Garcia.

    Previsão do tempo

    Apesar do frio (temperaturas entre 19°C e 11°C), a previsão é que domingo seja de sol sem nuvens o dia todo. Na segunda, os termômetros marcam entre 18°C e 8°C.

    O ourives Michel Silva, 26, diz agora que aprendeu. Foi trabalhar às 9h sem nenhum sinal de frio, de bermuda, tênis e camiseta. "Não achei que o tempo ia virar tão rápido", afirma ele. "Amanhã vou olhar a previsão antes de sair de casa", disse.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024