• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 06:54:28 -03

    São Paulo terá início de semana gelado; temperatura cairá a 8°C

    LUISA LEITE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    20/08/2016 16h55

    Os paulistanos mais friorentos têm uma má notícia para começar a semana. A chegada de uma massa de ar polar na capital derrubará as temperaturas a partir deste domingo (21).

    O dia será de chuva, por causa da chegada no sábado (20) de uma frente fria próxima ao litoral paulista, o que deixa o clima úmido. De acordo com o serviço meteorológico Climatempo, a máxima será de 18ºC. A temperatura mínima pode chegar a 10ºC na capital paulista.

    J. Duran Machfee/Futura Press/Folhapress
    Pedestres se protegem de chuva e frio na região da avenida Paulista na quinta-feira (18)
    Pedestres se protegem de chuva e frio na região da avenida Paulista na quinta-feira (18)

    O frio se agrava na madrugada de segunda (22), que deve ser bastante gelada. A mínima prevista pelo Climatempo é de 8ºC. Para os amantes das baixas temperaturas, será a oportunidade para tirar os casacos do armário. Durante o dia, os termômetros não ultrapassarão os 15ºC.

    São Paulo não tinha temperaturas abaixo dos 10ºC desde o dia 11 de agosto, quando a cidade registrou uma mínima média de 8,7ºC durante a madrugada.

    ABRIGOS

    A queda na temperatura faz aumentar a preocupação com os moradores de rua. Em junho, ao menos cinco pessoas foram encontradas mortas durante a onda de frio.

    Quando os termômetros apontam entre 10ºC e 13ºC, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, decreta estado de atenção em toda a cidade. Abaixo dos 10ºC, é decretado estado de alerta.
    Os decretos servem como um alarme para a Defesa Civil, que age para coordenar o encaminhamento dos moradores de rua a abrigos.

    Tempo
    Confira a previsão para a sua cidade

    No entanto, como a Folha mostrou em junho, eles ainda têm grande rejeição aos locais oferecidos. As principais queixas são a falta de higiene e a restrição de horário —a saída do local às 6h é, na maior parte dos casos, obrigatória. Muitos também reclamam que não é permitida a entrada de animais de estimação ou de carroças.

    VARIAÇÃO

    O frio deverá durar até terça-feira (23). A partir de quarta (24), a temperatura começa a subir gradativamente, mas somente durante o dia, por causa da baixa umidade, como explica Vítor Kratz, meteorologista do Climatempo.

    "O clima mais seco aumenta a amplitude térmica, já que a umidade no ar funciona como um moderador de temperatura", afirma.

    "Isso significa que o paulistano vai acordar na manhã com um tempo mais frio, mas, com a saída do sol, logo esquentará", diz.

    De acordo com Kratz, essa temperatura amena e sem muitas chuvas se manterá até o começo de setembro.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024