• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 10:32:39 -03

    Após suicídios, fórum terá rampas e parapeitos envelopados com tapumes

    DE SÃO PAULO

    30/08/2016 16h05 - Atualizado às 08h17

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    Corredores do Fórum Ruy Barbosa em 2012
    Corredores do Fórum Ruy Barbosa em 2012

    O Tribunal Regional do Trabalho afirmou nesta terça-feira (30) que fechará o acesso a todas as rampas e parapeitos do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, com chapas de madeira como medida para evitar novos suicídios no prédio.

    A instituição informou que suspendeu o expediente no fórum para que fosse realizado o fechamento do acesso a todas as rampas com chapas de madeira em substituição às fitas zebradas. A expectativa é que elas possam ser retomadas a partir das 8h desta quarta (31). A suspensão ocorreu depois de um homem se jogar de um dos andares do prédio. Esse foi o quinto suicídio ocorrido no Fórum Ruy Barbosa.

    "Não nos cabe fazer análise simplista das motivações dos protagonistas da ocorrência, eis que o suicídio nunca está associado a fator único. Tampouco podemos ser levianos ao imaginar que nosso prédio é inseguro. Como já dissemos anteriormente, atende a todas as normas de segurança. Infelizmente, se consolidou no circuito dos locais em que os suicidas fazem seu último ato de desespero, sua manifestação pública", disse a instituição.

    Sobre as audiências marcadas nos dois últimos dias, o tribunal informou que elas serão reagendadas para o mais breve possível, de acordo com a pauta de cada vara, porém, não informou uma data exata.

    Para agilizar o fechamento dos parapeitos, o tribunal também interrompeu todos os trabalhos de marcenaria no fórum e demais unidades para que os funcionários possam se dedicar exclusivamente à colocação de tapumes nos parapeitos. A instalação já havia sido determinada em março, mas atrasou devido à falta de verbas, segundo o tribunal.

    O serviço de fechamento das rampas e parapeitos, diz a instituição, será realizado sem interrupção. Porém, uma solução definitiva só será implantada com a execução de uma reforma no prédio, que tem 19 andares e é divididos em dois blocos. O projeto, já aprovado pelo arquiteto Decio Tozzi, foi orçado em R$ 6 milhões, porém, ainda dependente de licitação.

    O tribunal disse ainda que o prédio é aberto ao público e atende a todas as normas de segurança. "O fato de sabermos que o prédio atende às normas de segurança, no entanto, não significa que não temos consciência de que medidas extremas devem ser tomadas para impedir novas ocorrências", disse, em nota, a instituição.

    O Fórum Ruy Barbosa ficou nacionalmente conhecido como o "fórum do Lalau", uma referência ao ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, que foi condenado a 26 anos e seis meses de prisão pelos crimes de desvio de verbas –cerca de R$ 170 milhões–, estelionato e corrupção na construção do do Fórum Trabalhista de São Paulo na década de 1990. Devido à condenação criminal e sua prisão, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) assou a aposentadoria do ex-juiz.

    SUICÍDIO

    O incidente aconteceu no final da manhã desta segunda (29) quando um motoboy de 41 anos se jogou com seu filho de quatro anos no colo do 17° andar do fórum. Os dois, que não tiveram seus nomes divulgados, morreram no local.

    Segundo a polícia, antes de cometer o suicídio e matar o filho, ele enviou uma mensagem à namorada na qual se despediu e disse que acabaria com a própria vida. O motoboy estava desempregado havia seis meses e vinha enfrentando problemas financeiros.

    SUICÍDIO NO BRASIL - Quatro em cada cinco pessoas que se matam são homens

    Ainda segundo a polícia, o homem também deixou um bilhete de despedida. Em linhas gerais, reclamava de desemprego e dívidas, situação que teria deixado seu relacionamento conturbado com a companheira.

    A família disse aos policiais que o motoboy também tem uma filha de 17 anos. A garota mora com as tias e, segundo esse relato, vinha tendo atos de rebeldia. De acordo com levantamento feito pelos investigadores, o motoboy não tinha audiência nem outros compromissos agendados naquele fórum trabalhista.

    SUICÍDIO NO BRASIL - Taxa em 100 mil pessoas, por idade

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024