• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 20:13:40 -03

    Após 'calor de primavera', SP terá semana com chuva e frente fria

    LUISA LEITE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    30/08/2016 18h12

    J.Duran Machfee/Futura Press/Folhapress
    Pedestres se protegem da chuva na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (22). A temperatura no momento é de 12ºC.
    Pedestres se protegem da chuva na Avenida Paulista, em São Paulo (SP) no dia 22

    Quem achou que o final de semana quente e ensolarado em São Paulo anunciava a chegada prematura da primavera estava enganado. Após o registro da tarde mais quente deste inverno nesta segunda-feira (29), duas frentes frias chegam ainda nesta semana à capital, tornando o clima instável e nublado pelo menos até o sábado, segundo Fabiana Weykamp, meteorologista do Climatempo.

    Na tarde de segunda, a média máxima registrada na cidade foi de 31,3º C, a maior de todo o inverno, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura. O recorde não ficou muito acima da temperatura registrada no domingo (28), quando os termômetros marcaram 30,1º C, mas superou bastante a média máxima dos últimos 30 anos para o mês de agosto, de 23º C.

    O sol e o calor vão se despedir dos paulistanos já na noite desta terça (30), com a chegada de uma frente fria que trará chuvas generalizadas em toda a cidade, diz Weykamp. A previsão é de que a chuva trará trovoadas e rajadas de vento que chegarão a até 50 km/h entre terça e quarta-feira (31).

    Nesta terça a mínima será de 17º C e a máxima, de 28º C, de acordo com a previsão do Climatempo. Já a quarta terá máxima de 23º C e mínima de 16º C, com até 11 mm de chuvas. O dia permanecerá nublado, segundo a previsão.

    Frente fria

    Na quarta, uma segunda frente fria se desloca sobre a capital, trazendo também uma massa de ar polar fraca que diminuirá um pouco as temperaturas. A quinta-feira (1°) terá mínima de 14° C e máxima de 23º C.

    Mesmo após a passagem da frente fria, a instabilidade continua. Na sexta (2) a frente já terá avançado para o norte, mas o dia deve ser nublado e cinzento, de acordo com o Climatempo, com mínima de 14º C e máxima de 24º C.

    QUANDO CHEGA A PRIMAVERA?

    O dia 22 de setembro marcará o final do inverno, que começou no dia 20 de junho, e o início da primavera. Mas a mudança de estação não significará o fim dos dias frios.

    Segundo dados do CGE, para o próximo mês, a média de temperatura máxima será de 25,5º C, enquanto a média mínima prevista é de 15º C. O centro alerta que neste período São Paulo ainda poderá esperar máximas e mínimas bem acima ou abaixo da média.

    "A partir de setembro os índices pluviométricos voltam a subir gradativamente, bem como as temperaturas mínimas e máximas. Entretanto, até a primeira quinzena de outubro, ainda podem ocorrer ingressos de massas de ar frio tardias", explica Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE.

    PREVISÃO DO TEMPO - Deve chover nesta quarta (31) na capital

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024