• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 11:50:53 -03

    Elza Mazzonetto Machado (1928-2016)

    Mortes: Advogada humanitária enraizada na Lapa

    PAULO GOMES
    DE SÃO PAULO

    01/09/2016 00h00

    Arquivo pessoal
    Elza Mazzonetto Machado (1928-2016), advogada da Lapa
    Elza Mazzonetto Machado (1928-2016), advogada da Lapa

    A história de Elza Mazzonetto Machado está enraizada na Lapa, na zona oeste de São Paulo. Foi no bairro fabril que Zinha, ou Zica, como a chamavam alguns mais próximos, foi criada com os dois irmãos, em uma família de ascendência italiana.

    Na Mocidade Espírita da Lapa conheceu o futuro marido, Paulo. Casaram-se em 1951 e, juntos, trabalharam como advogados –estimulada pelo pai a estudar, Elza se formou como técnica em nutrição e nos cursos de pedagogia e direito.

    Tinha profundo senso humanitário, segundo pessoas próximas. Como advogada, por vezes atendia de graça. Pelo espiritismo, desenvolveu atividades de caridade.

    O caráter fraternal se refletia também dentro de casa. Mesmo com tantos afazeres, Elza gostava de centralizar a responsabilidade pelos grandes almoços de família. Só gostava de um prato quando ela era a cozinheira.

    Juntos, Elza e Paulo foram eleitos para liderar a Associação dos Advogados da Lapa –ele como presidente, ela como vice– e tiveram dois mandatos de realizações, segundo o filho Paulo, como a construção da sede própria e relevância em atividades culturais.

    Arquivo pessoal
    Elza Mazzonetto Machado (1928-2016), sentada, de rosa, em reunião familiar
    Elza Mazzonetto Machado (1928-2016), sentada, de rosa, em reunião familiar

    Para preservar a memória filosófica e religiosa do espiritismo, fundou com o marido o Museu Espírita, também na Lapa, tido como o primeiro do mundo.

    Tinha tanto zelo pelas obras raras do local que impedia pesquisadores de ficarem a sós com os livros do século 19, conta Oceano Vieira de Melo, colaborador do museu.

    Morreu no dia 25, aos 88, de um câncer de pelve. Deixa o marido, os filhos Paulo e Altair, e seis netos. O primeiro bisneto nasce em dezembro.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024