• Cotidiano

    Monday, 20-May-2024 15:33:06 -03

    Timotéo Davila Pereira (1931 - 2016)

    Mortes: Por anos, ele foi o único médico de Guarujá do Sul (SC)

    WILLIAN VIEIRA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    04/09/2016 00h00

    Arquivo pessoal
    Timoteo
    Timotéo Davila Pereira (1931 - 2016)

    A cena se repetia no lento escoar dos dias da pacata Guarujá do Sul (SC). Era alguém bater à porta de madrugada –a grávida cuja bolsa estourara, a mãe de uma criança febril ou a mocinha chorando a queimadura– e lá ia o velho médico, desabalado.

    "Ele botava as pantufas e corria de pijama na friagem", diz a viúva, Lúcia. "Atender, pra ele, era uma obrigação." Não à toa, morava a poucos metros do hospital.

    Criança, queria ser pastor e ajudar os pobres como ele na natal Cochabamba, Bolívia. Um entre nove filhos de um caminhoneiro e uma camponesa quéchua, perdeu o pai aos cinco anos e ajudou a mãe no plantio da quinoa.

    Arquivo pessoal
    Timoteo

    Até vencer um concurso batista para estudar teologia em Buenos Aires. De volta, por cinco anos foi pastor, até decidir que poderia fazer mais, como médico. Timóteo, então, veio para o Brasil.

    Formou-se médico em 1970 e foi viver no vilarejo de São José do Herval, onde, único médico da região, foi chamado ao posto de saúde: uma mocinha queimara a perna no forno. Lúcia tinha 22. Ele, 38. "Olhei aquelas mãos bonitas de acordeão e me apaixonei."

    Casados, foram viver em Guarujá, onde ele fora o primeiro médico e, por muito tempo, o único.

    "Em 45 anos, fomos à praia duas vezes", lembra a viúva. "Ele não queria deixar a cidade sem médico." Atendia quem pagava e quem não podia. Trabalhou até meses atrás, quando o coração cansou. Morreu de insuficiência cardíaca, dia 30, aos 84 anos. E morreu satisfeito –tinha legado ao mundo a continuação de seu trabalho. Dos quatro filhos, dois são médicos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024