• Cotidiano

    Wednesday, 01-May-2024 19:29:34 -03

    Feriado 7 de Setembro bloqueia vias, suspende rodízio, e afeta trens em SP

    DE SÃO PAULO

    07/09/2016 08h22

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    Militares se preparam para desfile no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo
    Militares se preparam para desfile no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo

    Em razão do feriado de 7 de Setembro, que comemora o Dia da Independência do Brasil, proclamada em 1822, a cidade de São Paulo tem rodízio suspenso, vias interditadas para eventos esportivo e militar, e alteração no tempo de circulação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para obras de modernização.

    O rodízio municipal na capital paulista, que vale desde 1997, está suspenso para os motoristas e será retomado a partir das 7h desta quinta-feira (8). Demais restrições –a ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento)– também estão suspensas e voltam nesta quinta.

    De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a restrição funciona nos horários de pico –das 7h às 10h e das 17h e 20h–, e os motoristas não podem circular dentro da área circunscrita no mapa abaixo. Trafegar em locais e horários não permitidos é infração média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 85,13.

    Mapa do rodízio em São Paulo

    CPTM

    Os usuários das linhas 7-rubi (Luz-Francisco Morato), linha 8-diamante (Júlio Prestes-Itapevi) e linha 12-safira (Brás-Calmon Viana) devem ficar mais atentos neste feriado. A CPTM realiza obras de modernização nessas linhas e, com isso, os trens circulam com maiores intervalos ao longo do dia.

    Linha 7-rubi: das 4h até meia-noite, a manutenção ocorre nas imediações da estação Vila Clarice. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 34 minutos, entre Pirituba e Francisco Morato.

    Linha 8-diamante: das 4h até meia-noite, as obras serão no sistema de rede aérea entre as estações General Miguel Costa e Santa Terezinha, e das 8h às 18h na estação Quitaúna. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

    Linha 12-safira: das 4 até meia-noite, as obras serão na estação Engenheiro Goulart e no sistema de rede aérea entre as estações São Miguel Paulista e Calmon Viana. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

    A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

    Raio-x da CPTM

    RESTRIÇÕES NO TRÂNSITO

    A realização do Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte, causa restrições na circulação de carros na região. Ao menos 30 mil pessoas são esperadas para o evento.

    De acordo com a CET, a interdição acontece das 5h às 14h nas seguintes vias: avenida Olavo Fontoura, em ambos os sentidos, entre a ponte da Casa Verde e a praça Campo de Bagatelle, pista local da marginal Tietê, sentido Castello Branco, entre 300 metros após a ponte das Bandeiras e a ponte da Casa Verde, rua Professor Milton Rodrigues, em ambos os sentidos, rua Brazelisa Alves de Carvalho, rua Anita Malfatti, rua Melo Nogueira, rua Professor Luciano Prata e rua Renaldo Alfonso Galucci.

    As alternativas para acessar as avenidas Olavo Fontoura e Santos Dumont, e a pista local da marginal Tietê são os motoristas utilizarem a avenida Braz Leme, a avenida do Estado e a ponte Orestes Quércia (Estaiada), e seguir pelas pistas expressa e central da marginal Tietê, respectivamente.

    Algumas vias da região central de São Paulo também serão interditadas nesta quarta (7) para um evento esportivo da companhia: "Corrida e Caminhada CET 40 anos". A corrida começa e termina na praça do Patriarca e todas as vias que compõem o trajeto ficarão bloqueadas das 6h15 às 10h.

    Confira as vias afetadas: praça do Patriarca, viaduto do Chá, praça Ramos de Azevedo, rua Conselheiro Crispiniano, avenida São João, avenida Ipiranga, rua Vinte e Quatro de Maio, praça Ramos de Azevedo, rua Coronel Xavier de Toledo, avenida São Luis, avenida Ipiranga, avenida Casper Líbero, rua Antônio de Godoi, largo São Bento, rua Boa Vista, praça da Sé, praça Doutor João Mendes, rua Riachuelo, rua Cristóvão Colombo, largo São Francisco, rua Líbero Badaró, retornando à praça do Patriarca.

    Os 120,8 Km de ciclofaixas de lazer serão ativados nesta quarta (7) e no próximo domingo (11), das 7h às 16h. Segundo a CET, alguns trechos das ciclofaixas só serão ativados após os eventos na cidade neste feriado.
    A companhia disse ainda que vai monitorar e orientar o tráfego na região para preservar a segurança de pedestres e motoristas.

    Às 8h, a cidade de São Paulo não registrava nenhum ponto de lentidão nos 835 km de vias monitoradas pela CET.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024