• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 05:56:45 -03

    Hans Tramm (1963-2016)

    Mortes: Um ídolo do cenário cultural brasiliense

    LUISA LEITE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    14/09/2016 00h00

    Arquivo pessoal
    Hans Tramm
    Hans Tramm

    No vídeo que registrou o show da banda de rock Little Quail no festival Feira da Música de 1992, no Teatro Garagem, em Brasília, uma figura dançando loucamente em frente ao palco chama tanto (ou mais) atenção que a própria banda.

    Assim era Hans Tramm, produtor musical que idealizou a Feira e muitos dos famosos shows da cena musical brasiliense durante os anos 90, como o Show do Porão do Rock.

    Hans nasceu na capital federal em 1963, anos antes do cenário musical da cidade começar a fervilhar com bandas como Legião Urbana e Aborto Elétrico.

    Foi em festas e conversas do bar Beirute, que abrigava a boemia na época, que Hans começou a se envolver, enquanto cursava dramaturgia na faculdade Dulcina de Moraes, na produção de eventos culturais. "A paixão dele era Brasília, ele sempre queria incentivar os artistas locais, da cenografia a banda", conta Rita Andrade, com quem Hans fundou a produtora que batizou, em homenagem própria, de "Só Os Bonitos".

    De seus festivais, nasceram bandas importantes como Oz e Raimundos.

    Mais tarde, lutou pela revitalização de alguns pontos abonados, como o Espaço Cultural Renato Russo e o Teatro Dulcina de Moraes.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024