• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 09:50:59 -03

    Dia D de campanha nacional de multivacinação acontece neste sábado

    DE SÃO PAULO

    24/09/2016 09h30

    Postos de vacinação de todo o país ficarão abertos neste sábado (24) para atender crianças de até cinco anos e crianças e adolescentes entre nove e 15 anos, no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação que acontece até 30 de setembro.

    Segundo o Ministério da Saúde, um dos objetivos é mobilizar pais e responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação, para conferência das doses em atraso. Caso o documento tenha sido perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente para ter acesso aos dados.

    O Ministério da Saúde enviou aos Estados 19,2 milhões de unidades extras de 14 vacinas. Cerca de 350 mil profissionais de saúde estarão envolvidos na mobilização, e 42 mil veículos terrestres e fluviais auxiliarão no atendimento em lugares de difícil acesso de todo o Brasil.

    Apesar da orientação do ministério para que Estados e municípios mantenham as salas de vacinação em funcionamento ao longo do dia, os horários ficam sob responsabilidade de gestores locais de saúde, podendo ocorrer variações.

    A campanha contará também com postos volantes em lugares públicos, como escolas e praças. No Estado de São Paulo, serão 34 mil profissionais em 5.325 postos de saúde fixos e volantes, em funcionamento das 8h às 17h.

    A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças: BCG, contra a tuberculose; rotavírus, contra um dos principais agentes causadores de diarreia; poliomielite, contra a paralisia infantil; pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente, contra sarampo, caxumba e rubéola; e vacinas contra febre amarela, gripe, varicela, hepatite A e a contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais.

    Com a campanha, o ministério pretende reduzir a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e diminuir o abandono à vacinação.

    MUDANÇAS NAS VACINAS

    Em janeiro, o Ministério da Saúde alterou o esquema de dosagem de quatro vacinas : poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. As mudanças atendem a recomendações de especialistas e da OMS (Organização Mundial de Saúde).

    No caso da pólio, por exemplo, a proteção passou a ser feita com três doses injetáveis (2º, 4º e 6º mês de vida) e dois reforços orais, a "gotinha" (15º mês e aos quatro anos). Antes, ela era feita com duas doses injetáveis e três orais.

    A vacina contra o HPV, indicada para meninas de 9 a 13 anos, passou a ser aplicada em duas doses -antes eram três. A alteração ocorre após estudos mostrarem que não há mudanças na proteção com a redução de uma dose.

    Já a meningocócica agora é dada um pouco mais cedo, dos 12 meses aos quatro anos, e a pneumocócica, em duas doses (2º e 4º mês), com reforço a partir de 12 meses.

    -

    Campanha Nacional de Multivacinação

    O que é
    Durante um período de 12 dias, pais e responsáveis podem levar crianças e adolescentes à rede pública para tomar gratuitamente vacinas que estejam atrasadas. Como houve mudanças no Calendário Nacional de Vacinação em 2016, muitos podem estar com a caderneta incompleta.

    Público-alvo
    Poderão ser vacinadas crianças menores de cinco anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias) e de nove anos, além de jovens de dez a 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Não há uma meta de imunização estipulada pelo governo.

    Quando
    A campanha começa na próxima segunda-feira (19) e vai até 30 de setembro. O chamado "dia D", com maior mobilização nacional, será realizado no sábado, dia 24 de setembro.

    Onde
    Serão cerca de 36 mil locais fixos de vacinação e 350 mil profissionais envolvidos na campanha. O Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de diferentes tipos de vacina para postos de saúde de todos os Estados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024