• Cotidiano

    Friday, 26-Apr-2024 14:41:45 -03

    Gestão Haddad alarga rua e deixa casa no meio da pista na zona sul de SP

    LUCILENE OLIVEIRA
    DO "AGORA"

    29/09/2016 02h00

    Tudo está praticamente pronto para que a obra de alargamento da rua Laguna, em Santo Amaro (zona sul), seja inaugurada parcialmente nesta sexta (30), não fosse o cômodo de uma casa não desapropriada que ocupa uma das duas faixas no sentido marginal Pinheiros.

    A obra, projetada para melhorar a fluidez no tráfego, vai ser entregue aos motoristas em meio a um entrave jurídico sem prazo para terminar e uma cena pouco comum na cidade. Os motoristas terão de desviar das paredes de um imóvel, cercado por estruturas de concreto.

    A briga judicial começou em 2013, na gestão Fernando Haddad (PT), quando a moradora de uma das cerca de 20 casas desapropriadas na rua discordou da proposta.

    Segundo a dona da casa, que não quis se identificar, em 2012 -ainda na gestão Gilberto Kassab (PSD)-, foi acordada com o município a demolição parcial do imóvel, equivalente a uma área de cerca de 7 m². Na hora de assinar o contrato, porém, a proposta era completamente diferente.

    Ainda segundo a proprietária, na ocasião, o município disse que, baseado em um laudo, para retirar a lavanderia (que está hoje no local onde foi construída a pista), toda a casa teria que ser demolida. Ainda assim, o valor total pago seria apenas referente aos 7 m².

    "A gente teria que encontrar um lugar para ficar com recursos próprios e construir do zero a nossa casa", disse a moradora, que afirmou ter reformado integralmente o interior do imóvel há cerca de oito anos. O processo, segundo ela, já está em instância superior. "Eu quero resolver isso logo porque sinto medo toda vez que escuto um barulho de máquina."

    A via terá um corredor de ônibus no centro e faz parte da Operação Urbana Água Espraiada. A rua terá ligação direta com a ponte Laguna, inaugurada em maio. "Vai facilitar muito o trânsito porque a av. João Dias é parada no horário de pico", afirmou o pedreiro João Batista Souza, 52, que mora na rua Laguna.

    OUTRO LADO

    A prefeitura afirmou que o processo judicial para desapropriar parcialmente o imóvel citado pela reportagem ainda não foi concluído. "Assim que a prefeitura receber a imissão na posse, irá finalizar a implantação do viário e da calçada", disse a nota da gestão Fernando Haddad (PT).

    A pista sentido João Dias para a ponte Laguna (onde o imóvel está) será liberada nesta sexta, e a outra pista será interditada para obras. A prefeitura afirmou que os benefícios do prolongamento da av. Dr. Chucri Zaidan, do qual faz parte a obra na rua Laguna e a construção das pontes Laguna e Itapaiúna sobre o rio Pinheiros, vão além do aspecto urbanístico: também vão revitalizar a região.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024