• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:31:20 -03

    Raimundo Nonato da Luz Soares (1965 – 2016)

    Mortes: Tãgaha, pássaro cantor e peixeira de baiano

    THIAGO AMÂNCIO
    DE SÃO PAULO

    30/09/2016 00h00

    Tãgaha Soares não perdoava: com sua acidez, colecionou desafetos na carreira como jornalista. Mas era muito perdoado: com sua lábia, também acumulou amigos.

    Nascido Raimundo, em Bujaru (PA), estudou em um seminário de padres em Belém. O sacerdote responsável fugiu quando a comunidade local descobriu que ele comungava de ideais socialistas, e todos seus alunos foram expulsos, conta o filho, Oscar.

    Encrenqueiro, como lembra o filho, pintou a frase "Tá na hora, político safado, de trabalhar pelo povo que te elegeu" na fachada da própria casa, como provocação a um político da pequena Bujaru.

    Nunca mais arrumou emprego na cidade. Foi tentar a vida em Macapá, terra natal da mulher, e começou a trabalhar em jornais locais.

    Fez carreira no "Jornal do Dia" e na "Folha do Amapá" como repórter, redator e editor. "Era uma peixeira de baiano na Redação. Era ácido. Acredito que fez mais inimigos que amigos por isso", afirma o filho, rindo.

    Músico, recebeu o "Tãgaha" após um cacique ouvi-lo cantar. Tangará é o nome de um pássaro conhecido pelo canto e pela plumagem azul. Passou a usar a alcunha para assinar os textos, abandonando de vez o Raimundo.

    Apaixonado pela cultura latino-americana, irritava os filhos quando colocava música peruana para tocar em casa. "Ele amava, mas a gente odiava", recorda-se Oscar.

    Sofreu um infarto fulminante e morreu no último domingo (25), aos 50 anos. "Como ele mesmo costumava brincar: 'quando foi ver, tava morto'", lembra Oscar. Deixa três filhos e uma neta.

    Arquivo Pessoal
    O jornalista Tãgaha Soares com a neta, Ana Luiza, em setembro deste ano
    O jornalista Tãgaha Soares com a neta, Ana Luiza, em setembro deste ano

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024