• Cotidiano

    Friday, 26-Apr-2024 08:07:10 -03

    Após 32 horas, governo Alckmin confirma fuga em massa de 470 presos

    MARCELO TOLEDO
    DE RIBEIRÃO PRETO

    30/09/2016 16h31

    Após 32 horas da fuga em massa de presos do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Jardinópolis (a 329 km de São Paulo), o governo Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou que 470 detentos fugiram dessa unidade prisional.

    Os detentos fugiram após um motim, às 9h de quinta-feira (29), e, desde então, policiais militares iniciaram uma caçada em lavouras de cana-de-açúcar, matas e até no rio Pardo, que fica na divisa entre a cidade e Ribeirão Preto. A fuga ocorreu após os detentos atearem fogo na oficina da marcenaria –as chamas se espalharam para um pavilhão da cadeia.

    Superlotado, o local abrigava 1.861 detentos no regime semiaberto, para uma capacidade de apenas 1.080. A superlotação é um dos motivos alegados por familiares de detentos para essa rebelião.

    De acordo com a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária), haviam sido recapturados até a tarde desta sexta-feira (30) 338 detentos. Na quinta à noite, a secretaria informara que o total de presos recapturados era de 295.

    Os presos recapturados ao longo de toda a quinta-feira passaram por uma revista na unidade prisional. Apenas de cuecas e com as mãos para cima, foram revistados antes de entrar no CPP e colocados no pátio, para o início de uma contagem. O total de presos que fugiram foi informado pela assessoria da SAP somente no fim da tarde desta quinta –a Folha fez o pedido por três vezes entre quinta e sexta.

    Editoria de arte/Folhapress
    Onde Fica Jardinópolis

    Segundo a secretaria da gestão tucana, os presos foram recapturados graças a uma cooperação entre a SAP e as polícias Civil e Militar. A pasta informou ainda que os presos que fugiram perderão o direito ao regime semiaberto, regredindo ao fechado. Dos 1.861 presos que estavam no CPP antes da fuga em massa, 1.602 trabalhavam dentro e fora do presídio.

    Duas mortes são investigadas –o corpo de um preso, cujo nome não foi revelado, foi achado carbonizado num canavial, enquanto um pescador relatou à polícia que outro detento teria se afogado ao tentar fugir no rio.

    Ainda conforme a secretaria, não havia motivo para o motim, "salvo o descontentamento com a revista rotineira que foi realizada, cujo objetivo é a apreensão de celulares, drogas e outros objetos proibidos".

    Prisões superlotadas em SP

    A secretaria afirmou ainda que o número de fugitivos só foi divulgado após o término da recontagem. Leia a nota na íntegra:

    A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que o número de fugitivos e recapturados do Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis somente foi divulgado após a conclusão do processo de recontagem, identificação dos internos e o avanço das capturas por parte das polícias Civil e Militar. A recontagem também foi prejudicada por conta de um incêndio na ala que abriga o sistema de identificação dos presos.

    O CPP é uma unidade de regime semiaberto e de acordo com a legislação brasileira e finalidade da pena, é totalmente circundado por alambrados e não conta com vigilância armada, como nos presídios de regime fechado. Na última saída temporária, 97% dos presos retornaram àquela unidade. Dos 1.861 presos, 1.602 trabalham dentro e fora do presídio e 662 estudam no ensino regular e/ou profissionalizante –parte dos presos estuda e trabalha.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024