• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 23:14:37 -03

    Acusado de linchar dona de casa em Guarujá é condenado a 30 anos

    DE SÃO PAULO

    05/10/2016 20h43

    Fotomontagem
    06.05.2014 - De acordo com o inquérito, o retrato falado atribuído a Fabiane havia sido feito por policiais do Rio de Janeiro, da 21ª DP (Bonsucesso), em agosto de 2012. Na ocasião, uma mulher foi acusada de tentar roubar um bebê do colo da mãe em uma rua de Ramos, na Zona Norte da cidade. Retrato falado foi divulgado em 2012 (Foto: Divulgação / Polícia Civil) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM*** /// GUARUJA,SP, BRASIL- 05-05-2013: Reproducao da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 33.que foi morta na manhã desta segunda-feira (05), ela foi espancada por um grupo de pessoas no bairro de Morrinhos, na periferia de Guarujá, na Baixada Santista.A tentativa de linchamento teria sido motivada por uma suspeita de que Fabiane teria ligação com o sequestro de crianças na região para rituais de magia negra. ( Foto: Joel Silva/ Folhapress ) *** COTIDIANO *** EXCLUSIVO FOLHA***
    Retrato-falado divulgado por página na internet como sendo de sequestradora, ao lado de foto de Fabiane

    Um dos homens acusados de linchar até a morte a dona de casa Fabiane Maria de Jesus foi condenado a 30 anos de prisão. Lucas Rogério Fabrício Lopes foi condenado nesta quarta-feira (5), em Santos, por homicídio triplamente qualificado. Lopes também deverá pagar uma indenização de R$ 550.000 à família de Jesus.

    Fabiane foi confundida com uma sequestradora e agredida em maio de 2014, em Guarujá. Ela morreu dois dias depois, em consequência dos ferimentos.

    Na sentença, o juiz Edmundo Lellis Filho diz que as circunstâncias do crime revelam uma "bárbarie atípica". O documento também afirma que o Lopes, ao liderar o linchamento de Jesus, demonstrou uma "afinidade com a monstruosidade".

    "No seu falar e agir, o acusado não revelou qualquer empatia com os ofendidos por seu ato, nem deixou ver o mais leve verniz de remorso" afirma Lellis na decisão.

    A Folha não conseguiu entrar em contato com a defesa de Lopes.

    Veja vídeo

    Fabiane foi agredida por um grupo de cinco moradores do bairro de Morrinho em maio de 2014, após ser apontada como praticante de magia negra e responsável por sequestros de crianças. Um perfil no Facebook chamado "Guarujá Alerta" havia divulgado um retrato falado da suposta sequestradora na internet.

    A Polícia Civil esclareceu, posteriormente, que os sequestros das crianças eram apenas rumores, e que o retrato falado postado pela página havia sido feito em 2012 pela polícia do Rio de Janeiro.

    A agressão durou cerca de duas horas e foi filmada pelos próprios moradores.

    Um dos vídeos mostra Jesus sendo puxada pelos cabelos e tendo o rosto arremessado contra o chão. Em outro trecho, Lopes passa com um pneu de bicicleta pela cabeça da vítima antes de amarrar suas mãos e arrasta-la por alguns metros. As imagens também mostram ela sendo agredida com um pedaço de madeira.

    Após o crime, outros moradores chamaram a polícia, e Jesus foi encaminhada ao hospital Santo Amaro, onde ficou na UTI por dois dias antes de morrer.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024