• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 17:03:19 -03

    Sebastian Razael Rodrigues Campos (1974-2016)

    Mortes: A história por trás do riso de um humorista

    WILLIAN VIEIRA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    09/10/2016 00h00

    Há duas semanas, ele subiu ao palco com um microfone na mão. Pigarreou. E logo arrancou o riso da plateia, ao começar a contar sua história –ou ao menos a parte engraçada dela. Apesar do rosto cansado, o humorista seguiu no improviso: ironizou a política do Amapá, contou os tropeços das viagens, riu de si mesmo e dos outros.

    Sebastian Razael nasceu na pobreza, filho de um pedreiro e de uma empregada doméstica em Belém do Pará. "Sua veia humorística se alimentava justamente disso", diz o amigo, Disney Silva. "Brasileiro, aprendeu a rir da própria desgraça."

    Em Macapá, formou-se em artes visuais e virou professor, mas enveredou pelo teatro. Começou na parte técnica e logo ganhou os palcos –foi Gilberto, cujo falo e escracho davam corpo a "Seu pinto: uma filosofia de vida", do grupo Língua de Trapo, e ainda o primo da travesti Veruska na peça "Bar Caboclo".

    Até os rins começarem a falhar. Entrou para a fila do transplante. Chegou a se mudar para Fortaleza, onde a espera seria menor. Lá conheceu a stand-up comedy e passou a se apresentar nos bares. Quando o dinheiro faltou, voltou ao Amapá. Juntou amigos e lançou o projeto 'Stand-up Club'. Macapá ganhava a primeira casa do tipo. Ali, apresentou-se pela última vez.

    O corpo já não dava conta da diálise e a cirurgia necessária não era feita no Estado. Fora, custaria R$ 7 mil. Para arrecadar a soma, os humoristas de Macapá planejaram um show beneficente, no dia 15. Morreu antes, dia 4, aos 42, de falência renal. Deixa esposa, cinco filhos e, diz o amigo, "um Amapá menos alegre".

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024