• Cotidiano

    Wednesday, 01-May-2024 16:51:44 -03

    Feriado de Aparecida suspende rodízio em SP e afeta circulação de trens

    DE SÃO PAULO

    11/10/2016 10h50

    Eduardo Anizelli-17.jun.2014/Folhapress
    Rodízio de veículos estará suspenso em São Paulo nesta quarta-feira (12)
    Rodízio de veículos estará suspenso em São Paulo nesta quarta-feira (12)

    O rodízio de veículos em São Paulo está suspenso nesta quarta devido ao feriado de 12 de outubro, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida e da Criança. Em virtude do feriado, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também vai alterar o tempo de circulação de trens para obras de modernização.

    O rodízio municipal na capital paulista, que vale desde 1997, está suspenso para os motoristas e será retomado a partir das 7h de quinta-feira (13), com restrição para os carros com placas final 7 e 8. Demais restrições –a ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento)– também estão suspensas e voltam na quinta.

    De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a restrição funciona nos horários de pico –das 7h às 10h e das 17h e 20h–, e os motoristas não podem circular dentro da área circunscrita no mapa abaixo. Trafegar em locais e horários não permitidos é infração média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 85,13.

    A companhia afirma ainda que as ciclofaixas de lazer serão ativadas nesta quarta (12) das 7h às 16h –normalmente, elas são ativadas aos domingos. A cidade de São Paulo de 120,8 Km de ciclofaixas de lazer.

    CPTM

    Os usuários das linhas 7-rubi (Luz-Francisco Morato), linha 9-esmeralda (Osasco - Grajaú), linha 11-coral (Luz-Estudantes) e linha 12-safira (Brás-Calmon Viana) devem ficar mais atentos neste feriado. A CPTM realiza obras de modernização nessas linhas e, com isso, os trens circulam com maiores intervalos ao longo do dia.

    Linha 7-rubi: das 7h até as 22h, a manutenção ocorre entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras e, de 30 minutos, entre Caieiras e Francisco Morato.

    Linha 9-esmeralda: das 4h até meia-noite, as obras serão no sistema de rede aérea entre as estações Santo Amaro e Primavera-Interlagos. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Osasco e Grajaú.

    Linha 11-coral: das 4h até meia-noite, as obras serão entre as estações Guaianases e Estudantes, com intervalo médio dos trens de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases. Já as obras entre as estações Poá e Suzano causará intervalo médio dos trens de 30 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

    Linha 12-safira: das 4h até meia-noite, as obras serão no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e São Miguel Paulista. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

    Raio-x da CPTM

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024