• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 05:44:05 -03

    Fábio Villaça Guimarães (1927-2016)

    Mortes: Advogou por trabalhadores em Marília

    LUISA LEITE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    13/10/2016 00h00

    Arquivo Pessoal
    FÁBIO VILLAÇA GUIMARÃES
    Fábio Villaça Guimarães (1927-2016)

    Após a morte de Fábio, sua mulher e filhos se reuniram para realizar uma tarefa muito difícil: organizar seu escritório. Durante a vida, o advogado foi um ávido leitor.

    Entre as centenas de livros na biblioteca, muitos vinham com dedicatórias. Nelas, promotores, juízes, ministros e advogados expressavam sua gratidão pelo professor com quem aprenderam tanto. Por 20 anos, Fábio lecionou na Faculdade de Direito de Marília, que ele próprio fundou nos anos 70.

    Na sua época de estudante teve que se deslocar semanalmente até Niterói para aprender a profissão. Nos cinco anos como estudante, sentiu saudade da cidade, dos pais, irmãos, e da linda garota que passava todos os dias em frente ao cartório onde trabalhava.

    Mais tarde, aprenderia que seu nome era Diva. Não sabia, na época, que permaneceriam casados por 64 anos.

    Entre os livros, o advogado guardava anotações dos seus casos trabalhistas. Cobrava apenas daqueles que poderiam pagar, dizem os filhos. Em um deles, defendeu a viúva de um lavrador que lutava por uma pensão por invalidez. Após ganhar a causa, a moça, para agradecer, enviou à família um peru de natal, vivo. Fábio não teve coragem de abater a ave, e a criou no quintal. Em suas anotações, escreveu sobre o episódio: "Quando estiver no além, lutando por meu lugar no Céu, o caso marcará muitos pontos em meu favor".

    Morreu no domingo (9), aos 89, vítima de uma infecção. Deixa a mulher, três filhos, Fábio, Telma e Diva, oito netos, uma bisneta, três irmãos e sobrinhos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024