• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 15:58:41 -03

    Oceania, o verdadeiro edifício Aquarius, pode ser tombado

    CRISTINA CAMARGO
    DE SÃO PAULO

    22/10/2016 04h06

    O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco decidiu, por unanimidade, aceitar o pedido de continuidade do processo de tombamento do Edifício Oceania, localizado na orla de Boa Viagem, no Recife. O pedido de tombamento havia sido negado há dez anos e foi reavaliado após o edifício chamar a atenção como principal cenário e quase um "personagem" do filme "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho.

    A decisão atende ao pedido do arquiteto Milton Botler, que protocolou no início de outubro um requerimento solicitando a retomada da ação de salvaguarda do prédio.

    O pedido original de tombamento foi feito em 2003 e negado em 2006. Agora, o processo será encaminhado à Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) para que seja expedido um parecer técnico. Depois disso, o processo volta ao Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural para ser distribuído a um relator e, após análise, deve ser incluído em pauta.

    A atriz Sonia Braga, a principal personagem de "Aquarius", comemorou a decisão nas redes sociais. "Ótima notícia", escreveu na madrugada deste sábado (22).

    Divulgação
    Atriz Sônia Braga em cena do filme 'Aquarius' (2016), de Kleber Mendonça Filho.
    Atriz Sônia Braga em cena do filme 'Aquarius' (2016), de Kleber Mendonça Filho.

    No filme, a atriz vive a jornalista Clara, que resiste ao assédio de uma construtora interessada em demolir o Aquarius, um edifício antigo que sobreviveu aos tempos modernos, para construir um novo prédio no lugar. Clara, com seus discos e livros, é a última moradora do local.

    Na vida real, o Oceania, nome verdadeiro do edifício, é um dos últimos remanescentes do estilo arquitetônico de residenciais multifamiliares de meados do século 20 e também já foi ameaçado de demolição.

    De acordo com Múcio Jucá, professor de arquitetura e urbanismo da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), em 2003 uma construtora começou a compra de apartamentos no local e fez forte pressão para que outros proprietários participassem da negociação. O objetivo era demolir o Oceania para construir um prédio com mais apelo comercial.

    Houve resistência de moradores e o edifício virou um símbolo da resistência contra a especulação imobiliária em Recife.

    "Desde 2014 consta a informação que a construtora desistiu das intenções de demolir o edifício", diz o professor Juca na página Prédios do Recife, no Facebook. "Ainda assim, o Oceania nunca foi transformado em IEP (Imóvel Especial de Preservação) e, desta forma, a cidade permanece sem garantias reais de sua preservação".

    História que pode mudar após o sucesso e as polêmicas provocadas pelo filme de Kleber Mendonça Filho.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024