• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 05:48:55 -03

    Movimento sem-teto ocupa prédios em vários pontos da capital paulista

    DE SÃO PAULO

    31/10/2016 09h13 - Atualizado às 12h58

    Um grupo de sem-teto ocupou algumas propriedades entre a noite desde domingo (30) e a madrugada desta segunda-feira (31) em várias regiões da capital paulista, segundo o movimento FLM (Frente de Luta por Moradia).

    De acordo com o movimento, ao menos sete locais foram ocupados, sendo dois na região central, três na zona leste, um na zona norte e outro na zona sul. Em uma terceira ocupação no centro da cidade, diz o movimento, as famílias foram "violentamente retiradas" pela Policia Militar.

    Até as 8h50 desta segunda, a PM só havia confirmado a ocupação em um prédio na rua Álvaro de Carvalho, próximo à rua Martins Fontes. De acordo com a polícia, um grupo de pessoas que estava do lado de fora do prédio invadiu o local por volta das 6h40.

    O prédio, que também tem saída para a avenida Nove de Julho, é a antiga sede do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), fechado desde 1990, e já passou por uma série de ocupações. A PM não soube informar quantas pessoas ocupam a edificação.

    De acordo com Alessandro Azevedo, que faz parte das ocupações, o prédio "não cumpria sua função social". "A gente sabia que ele tinha uma grande quantidade de lixo, estava juntando muita sujeira, água empoçada", disse, justificando o movimento da FLM.

    Segundo ele, a ideia é fixar moradia nos prédios ocupados, por tempo indeterminado. Azevedo diz que ainda não foram procurados pelos proprietários dos imóveis.

    Integrantes do FLM ocuparam por volta da 1h30 um terreno na rua Antônio de França e Silva, no Jardim Adutora, em Sapopemba (zona leste). Contudo, segundo a PM, a área já havia sido desocupada na manhã desta segunda.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024