• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 06:53:40 -03

    Feriado de Finados suspende rodízio e afeta metrô e trens de São Paulo

    DE SÃO PAULO

    01/11/2016 17h43

    Eduardo Anizelli-17.jun.2014/Folhapress
    Rodízio de veículos estará suspenso em São Paulo nesta quarta-feira (2)
    Rodízio de veículos será suspenso em São Paulo nesta quarta-feira (2), feriado pelo Dia de Finados

    O rodízio de veículos em São Paulo será suspenso nesta quarta (2) devido ao feriado de Finados. O metro e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também terão mudança na circulação para testes e obras de modernização.

    O rodízio municipal na capital paulista, que vale desde 1997, será retomado a partir das 7h de quinta-feira (3), com restrição para os carros com placas final 7 e 8. Demais restrições –a ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento)– também estarão suspensas na quarta e voltam na quinta.

    De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a restrição funciona nos horários de pico –das 7h às 10h e das 17h e 20h–, e os motoristas não podem circular dentro da área circunscrita no mapa abaixo. Trafegar em locais e horários não permitidos é infração média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 85,13.

    A companhia afirma ainda que as ciclofaixas de lazer serão ativadas nesta quarta das 7h às 16h –normalmente, elas são ativadas aos domingos. A cidade de São Paulo de 120,8 Km de ciclofaixas de lazer.

    METRÔ E CPTM

    Os usuários do monotrilho da linha 15-prata do metrô devem ficar atentos neste feriado, já que ela terá mudança no horário de circulação dos trens. Segundo o Metrô, as estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas ao público até as 13h para que sejam feitos testes no sistema de controle dos trens.

    Durante a interdição, os usuários poderão usar ônibus gratuitos do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho interditado. Após a abertura, as estações funcionarão normalmente, até a meia-noite.

    Já na CPTM, as alterações afetarão as linhas 7-rubi (Luz-Francisco Morato), 8-diamante (Júlio Prestes - Itapevi), 9-esmeralda (Osasco - Grajaú), 11-coral (Luz-Estudantes) e 12-safira (Brás-Calmon Viana) neste feriado devido a obras de modernização. Com isso, os trens circularão com maiores intervalos ao longo do dia.

    Linha 7-rubi: das 7h às 19h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede área entre as estações Francisco Morato e Botujuru. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.

    Linha 8-Diamante: das 7h às 18h, em razão das obras de reconstrução da estação Quitaúna, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi.

    Linha 9-esmeralda: das 4h até meia-noite, ocorrerão intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Socorro e Autódromo. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

    Linha 11-coral: das 7h até 21h, obras no sistema de rede aérea nas proximidades da Estação Brás Cubas. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes

    Linha 12-safira: das 4h até meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via e no sistema de rede área entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha.

    Raio-x da CPTM

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024