• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 10:37:51 -03

    NEUSA APARECIDA ALBIASETTI MAINARDI (1943-2016)

    Mortes: Dona Neusa, a benzedeira de Rio Claro

    WILLIAN VIEIRA
    DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    06/11/2016 00h01

    Arquivo pessoal
    Neusa Aparecida Mainardi (1943-2016)
    Neusa Aparecida Mainardi (1943-2016)

    Mal começara a campanha e o candidato a prefeito já posava ao lado de Dona Neusa. "Ela me carregou no colo", disse para as câmeras, enquanto a senhorinha sorridente, lenço na cabeça, fazia sinal de joia. E não à toa: estar com ela era partilhar da aura de uma santa local. Todos ali têm uma história pra contar sobre a insigne benzedeira de Rio Claro (SP).

    Tudo começou com o bisavô, que ensinou a mãe, que não ensinou ninguém –Neusa, porém, acompanhou cada reza. Quando, aos 20, viu à porta uma senhora com o filho doente, católica que era, decidiu ajudar. "Nem sabia que tinha o dom", diz o filho, Reginaldo. "Mas pegou o raminho, benzeu. E curou!" Desde então, não havia cobreiro, espinhela caída, quebrante ou simioto que não se passasse por suas mãos.

    Filha de uma lavadeira e um ferroviário, nasceu e viveu em uma casa simples na Vila Paulista, mesmo bairro onde a reza supria os anseios do povo nas mãos dos benzedeiros dona Rosa e seu Manoel. Criou seis filhos, quatro netos, cultivou orquídeas e benzeu milhares de almas.

    Gente de todo o Brasil batia à porta. O telefone tocava dia e noite. Até dos Estados Unidos ligavam. Ela anotava nome, idade, os males e rezava. "Nunca cobrou um centavo", diz a filha Rosana. Salvo fim de ano, quando comprava presentes e saía para doar a crianças carentes, vestida de papai Noel.

    Morreu dia 30, aos 73, após uma queda. No velório, o semblante era de paz. "Cumpriu sua missão", diz o filho. Entre os rio-clarenses, já há rumores de um vaticínio: "No futuro, há de ser santa."

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024