• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 16:17:58 -03

    Mais velho entre os jovens mortos em chacina, padeiro é enterrado em SP

    DE SÃO PAULO

    13/11/2016 17h52

    Foi enterrado na tarde deste domingo (13) no cemitério da Vila Formosa, zona leste da capital, o corpo do padeiro Jones Januário, 30, a última das cinco vítimas da chacina supostamente comandada um guarda municipal de Santo André (ABC).

    Os corpos dos outros quatro rapazes foram enterrados no sábado (12) no cemitério Vila Alpina, também na zona leste, em clima de protesto.

    "Nós, assim como todas as famílias, queremos Justiça. É o que queremos: Justiça", disse Eliene Souza, ex-companheira do padeiro, com quem tem um filho de 11 anos. Foi a moça a última a pessoa da família a ver o rapaz com vida.

    Januário era o dono e motorista do Santana utilizado pelo grupo de jovens que saiu da zona leste da capital na noite de 21 de outubro para uma falsa festa em Ribeirão Pires (Grande SP), organizada por uma amiga de Facebook recém-conhecida.

    A moça e a festa eram mentiras. Faziam parte de uma emboscada planejada pelo guarda Rodrigo Gonçalves Oliveira para, segundo a polícia, atraí-los para um local onde pudessem ser rendidos e mortos em vingança ao assassinato de um colega dele no dia 24 de setembro, também em Santo André.

    O colega, Rodrigo Lopes Sabino, foi morto com tiro na cabeça durante um roubo na porta da casa dele. Entre os suspeitos do crime está pelo menos um dos rapazes mortes, Caíque Machado Silva, 18.

    O guarda Oliveira está preso temporariamente por determinação da Justiça. Segundo a polícia, ele admite a criação do perfil e da embosca, mas nega ter assassinado os jovens.

    Disse que ele foi embora porque os rapazes não apareceram no local combinado.

    Os corpos do grupo só foram encontrados mais de duas semanas depois, na tarde de 6 de novembro, em uma mata de Mogi das Cruzes (Grande SP), com marcas de tiros.

    A polícia investiga a participação de mais pessoas no crime já que, na avaliação dos policiais, o guarda não seria capaz de render, matar e enterrar todos os rapazes sozinho.

    -

    Cronologia do crime

    GCM morto
    Em 24.set, o guarda de Santo André Rodrigo Lopes Sabino é assassinado em um roubo, em bairro próximo de onde moravam os 5 jovens vítimas da chacina

    Carro queimado
    Guardas acham o veículo do GCM queimado, também perto de onde moravam os rapazes, e descobrem o nome de dois jovens que estariam envolvidos no latrocínio

    Emboscada
    O guarda Rodrigo Gonçalves Oliveira usa perfil falso no Facebook, se passando por uma garota, para combinar de encontrar os rapazes em uma festa

    Sumiço
    Em 21.out, eles desaparecem após saírem para a suposta festa, por volta das 23h

    Página excluída
    O perfil da garota que combinou o encontro é apagado da internet

    Corpos encontrados
    No dia 6.nov, os 5 corpos são achados em Mogi das Cruzes (Grande SP), com projéteis de calibres 38 e 12, usados por guardas municipais do país

    GCM preso
    Na noite de quinta (10), o guarda Oliveira é preso e tem prisão temporária decretada por 30 dias

    Sepultamento
    No sábado (12), quatro dos rapazes são enterrados na zona leste de São Paulo; o corpo de Jones, 30, ainda não foi liberado

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024