• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 05:21:48 -03

    Berta Lange de Morretes (1917-2016)

    Mortes: Dona Berta, a professora mais idosa da USP

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    04/12/2016 00h00

    Aprovada na primeira turma de história natural –hoje, ciências biológicas–, Berta Lange de Morretes chegou à USP em 1938. Os quatro anos de graduação passaram, mas ela ficou. Foi contratada pelo departamento de Botânica apenas alguns dias depois de formada, e continuou na universidade por 75 anos.

    Filha de um brasileiro e uma alemã, nasceu na Baviera, Alemanha, na escassez da Primeira Guerra, e veio ainda criança para o Brasil. Foi para Curitiba e, depois, São Paulo, onde a família se fixou.

    Cresceu em meio aos quadros do pai artista plástico e às músicas da mãe cantora lírica, mas as plantas também estavam lá. O pai dava aulas de biologia e, aos domingos, fazia passeios "ecológicos" com a família, ensinando sobre as plantas e os animais.

    Na docência, Berta retomou os passeios, agora nas aulas aos alunos de pós. Eram quatro viagens por ano para destinos como São Tomé das Letras, Cachoeira das Emas.

    Berta fez da USP sua casa e dos alunos sua família. Deu dinheiro a quem não podia se manter, deu abrigo a quem não tinha onde ficar. No fim, mantinha contato com vários.

    "Ela adorava o que fazia. Todas as conversas acabavam nas suas pesquisas, seus alunos", lembra a amiga Lúcia.

    As aulas pararam em 2013 quando não deu mais pra contornar os problemas na vista e nas pernas. Estava perto dos 96 anos. "Deu aulas em casa até acabar o ano letivo porque não conseguia mais descer escadas", diz a amiga Silvana.

    Morreu dia 30, aos 99, enquanto dormia. Deixa irmã, sobrinhos, amigos e alunos, além do título de docente mais idosa a dar aulas na USP.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024