• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 20:34:40 -03

    Gal Moreira Dini (1968 - 2016)

    Mortes: O discípulo mais apaixonado de Ivo Pitanguy

    WILLIAN VIEIRA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    10/12/2016 00h00

    Luciano Quirino - 23.ago.2011/Câmara Municipal de Sorocaba
    Gal Moreira Dini (1968-2016)
    Gal Moreira Dini (1968-2016)

    Para um garoto sensível que sempre teve o que quis, o metiê de esculpir corpos surgiu naturalmente. Mas ele almejava a perfeição. Então escreveu a Ivo Pitanguy. "Vou fazer cirurgia plástica. Quero ser igual ao senhor." Era 1983, ano em que perdera o pai. Compadecido, o professor exortou-o a ir em frente. Seriam décadas de cartas e conselhos. Gal ganhava um mentor e uma carreira.

    "Minha paixão pelo professor vem desde os 13", diria anos depois. "Persegui o Pitanguy durante muito tempo." Aluno de medicina, ao saber que o ídolo participaria de um Congresso na Grécia, foi atrás. Filho de um médico renomado, formou-se e fez residência. Foi concluir os três anos de cirurgia plástica e bater na clínica de Pitanguy. Seria, finalmente, seu assistente. Montou escritório. Fez doutorado. Lecionou. Mas, sempre que podia, ia ao Rio ver uma cirurgia com a lenda viva.

    Não só amava "a arte de esculpir o corpo", desenhando seios, glúteos e narizes perfeitos –fizera-o com a futura esposa– como montara o mosaico da Casa da Cirurgia Plástica. Gal cursara belas artes, sem concluir. "Amava pinturas", diz o colega Alfredo Gragnani. Quando presenteou Pitanguy com um retrato, fora um amigo o autor. Era responsabilidade demais.

    O eterno tutor, morto em agosto, pôde se orgulhar. Sumidade em nariz, o pupilo levara o prêmio no simpósio de Dallas e dirigira a seção de rinoplastia da Unifesp. Gal morreu de enfarto dia 30, aos 48, no consultório. Na parede, o fim e o início da linha de vida desenhada por ele: o diploma de membro da associação de ex-alunos de Pitanguy e as cartas do mestre.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024