• Cotidiano

    Wednesday, 01-May-2024 00:06:31 -03

    Temporal deixa toda São Paulo em estado de atenção para alagamentos

    DE SÃO PAULO

    12/12/2016 11h18 - Atualizado às 14h57

    O forte temporal que atingiu São Paulo na manhã desta segunda (12) deixou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos e com trânsito acima de média.

    Todas as regiões da cidade e as marginais Tietê e Pinheiros ficaram em atenção às 10h03 até o início da tarde, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo. Apesar disso, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não registrou nenhum ponto de alagamento na cidade.

    De acordo com a companhia, o trânsito ficou acima da média a partir das 10h30. Por volta das 13h50, a cidade tinha 73 km de filas, o que corresponde a 8,4% dos 868 km de vias monitoradas –a média para o horário é de apenas 2,8%.

    Nelson Antoine/FramePhoto/Folhapress
    Acúmulo de água na avenida Nove de Julho, próximo ao terminal bandeira, no centro de São Paulo
    Acúmulo de água na avenida Nove de Julho, próximo ao terminal bandeira, no centro de São Paulo

    No horário, a pior via era a marginal Tietê, com 12,3 km de congestionamento na pista expressa, entre as pontes Imigrante Nordestino até da Casa Verde, no sentido Castello. Já o corredor norte-sul tinha 5,7 km de lentidão, desde o viaduto João Julião da Costa Aguiar até o Santa Generosa, no sentido Santana.

    Michael Pantera, meteorologista do CGE, diz que a chuva desta segunda ocorre em decorrência de uma área de instabilidade na região de Sorocaba, no interior paulista. Ele também afirma que, apesar de fraca, uma frente fria no oceano ajuda a organizar áreas de instabilidade, principalmente na faixa leste do Estado.

    Segundo o meteorologista, o sol aprece entre nuvens ao longo do dia, mas pode ocorrer chuva isolada durante à tarde, principalmente nos trechos de serra da região metropolitana. A temperatura máxima deve chegar a 26°C e a umidade relativa do ar deve permanecer acima dos 60%.

    Tempo
    Confira a previsão para a sua cidade

    Pantera afirma que não há previsão de temporais, mas o solo, que permanece encharcado devido às chuvas dos últimos dias, ainda pode favorecer a formação de alagamentos transitáveis e deslizamentos de terra nas áreas de risco da cidade.

    Uma das características da primavera, segundo Pantera, é a irregularidade climática, com pancadas de chuvas favorecidas pelo aumento da umidade e temperatura. O verão começa às 8h44 do dia 21 de dezembro.

    PREVISÃO

    Nos próximos dias, a chuva deve diminuir e as temperaturas terão uma pequena elevação. O sol volta a aparecer entre nuvens nesta terça (13) e os termômetros oscilam entre 18°C e 29°C. Para o fim da tarde, são esperadas pancadas isoladas de chuva.

    O sol volta a aparecer na quarta, mas a chegada da uma brisa marítima aumenta a nebulosidade no final do dia, o que pode provocar chuvas isoladas em toda a região metropolitana. As temperaturas ficam entre os 17°C e os 27°C.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024