• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 01:22:18 -03

    Promotor denuncia guarda-civil por chacina de jovens da zona leste de SP

    DE SÃO PAULO

    17/12/2016 01h36

    O promotor de Justiça Leandro Lippi denunciou nesta sexta-feira (16) o guarda-civil Rodrigo Gonçalves de Oliveira pela morte e ocultação de cadáver de cinco jovens de São Rafael (zona leste de São Paulo), crime ocorrido em outubro deste ano.

    De acordo com a denúncia, há provas de que o guarda-civil atraiu as vítimas para executá-las.

    Na noite de 21 de outubro, Jonathan Moreira Ferreira, Cesar Augusto Gomes Silva, Caíque Henrique Machado Silva, Robson Fernando Donato de Paula e Jones Ferreira Januário saíram do bairro Parque São Rafael, em Mogi, para ir a uma festa em Ribeirão Pires, cidade vizinha.

    Segundo o Ministério Público, eles foram atraídos por um perfil falso criado pelo guarda-civil nas redes sociais. A festa não existia. A morte de um amigo de corporação de Oliveira, durante uma ocorrência policial em setembro, teria motivado a chacina.

    A denúncia apresentada à Justiça afirma que, por meio de uma investigação à margem da lei, o guarda-civil concluiu que dois dos jovens assassinados estavam envolvidos na morte do amigo. A partir disso, começou a atuar para atrai-los, preparou a emboscada e dificultou as chances de defesa das vítimas.

    O guarda-civil confessou a emboscada, mas disse que a intenção era prender os cinco jovens e não matá-los. Para o Ministério Público, no entanto, a intenção desde o início era praticar os homicídios.

    Os corpos dos cinco foram encontrados no dia 6 de novembro, em uma área rural de Mogi, em estado avançado de decomposição.

    Outras pessoas ainda não identificadas teriam participado do crime. O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa continua as investigações para identificar os demais participantes da chacina.

    O promotor responsável pela denúncia pediu à Justiça que a prisão temporária do guarda-civil seja convertida em preventiva.

    *

    -

    Cronologia do crime

    GCM morto
    Em 24.set, o guarda de Santo André Rodrigo Lopes Sabino é assassinado em um roubo, em bairro próximo de onde moravam os 5 jovens vítimas da chacina

    Carro queimado
    Guardas acham o veículo do GCM queimado, também perto de onde moravam os rapazes, e descobrem o nome de dois jovens que estariam envolvidos no latrocínio

    Emboscada
    O guarda Rodrigo Gonçalves Oliveira usa perfil falso no Facebook, se passando por uma garota, para combinar de encontrar os rapazes em uma festa

    Sumiço
    Em 21.out, eles desaparecem após saírem para a suposta festa, por volta das 23h

    Página excluída
    O perfil da garota que combinou o encontro é apagado da internet

    Corpos encontrados
    No dia 6.nov, os 5 corpos são achados em Mogi das Cruzes (Grande SP), com projéteis de calibres 38 e 12, usados por guardas municipais do país

    GCM preso
    Na noite de quinta (10), o guarda Oliveira é preso e tem prisão temporária decretada por 30 dias

    Sepultamento
    No sábado (12), quatro dos rapazes são enterrados na zona leste de São Paulo; o corpo de Jones, 30, ainda não foi liberado

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024